
Ação do Governo do Estado acontece na Grande Terra Vermelha com atendimentos de saúde, trabalho, justiça e lazer
Moradores de Vila Velha terão acesso, neste sábado (20), a uma ampla oferta de serviços gratuitos. Dessa forma, a terceira edição do Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania Estado Presente em Defesa da Vida será realizada no município.
O evento acontece no Campo do Normilhão, na Grande Terra Vermelha, das 8h às 17h. Ao todo, serão mais de 190 serviços gratuitos, além de atividades culturais e de lazer ao longo do dia.
A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Casa Civil, e conta com apoio da Prefeitura de Vila Velha e de instituições parceiras.
SERVIÇOS DE CIDADANIA
Entre os atendimentos oferecidos, estão a emissão da carteira de identidade e registros civis. Além disso, serão emitidas certidões de nascimento, casamento e óbito.
Na área da saúde, os moradores terão acesso à aferição de pressão arterial e glicemia. Também haverá vacinação contra Covid-19, Influenza, Dengue e outras doenças. Paralelamente, serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.
Ainda no eixo da saúde, serão oferecidas consultas e exames oftalmológicos. Da mesma forma, haverá orientações odontológicas, fisioterapia e sessões de massagem.
DIREITOS E TRABALHO
Os moradores também terão acesso à orientação jurídica em diferentes áreas. Entre elas, cível, família, previdenciária, trabalhista e direito do consumidor.
Além disso, serão ofertados serviços de reconhecimento de paternidade, guarda e adoção. Ao mesmo tempo, haverá intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho e solicitação de seguro-desemprego.
O público poderá ainda se inscrever no Programa Qualificar ES. Além disso, será possível renegociar dívidas de água e energia, bem como acessar serviços bancários e opções de crédito.
SEGURANÇA E CIDADANIA
A Delegacia Móvel estará no local para atender mulheres em situação de violência doméstica. Assim, também serão realizados registros de boletins de ocorrência e pedidos de medidas protetivas.
Paralelamente, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros farão ações educativas. Entre elas, estão demonstrações de viaturas e atividades de aproximação com a comunidade.
O evento também contará com acessibilidade e intérpretes de Libras, garantindo inclusão durante todo o atendimento.
SAÚDE ANIMAL E DOAÇÕES
O Programa Pet Vida realizará castração de cães e gatos. Enquanto isso, o Hemoes fará coleta de sangue para doações, reforçando o estoque de hemocomponentes.
CULTURA E LAZER
A programação cultural inclui apresentações artísticas e atividades recreativas. Além disso, haverá espaço kids com brinquedos infláveis, bem como distribuição de pipoca e algodão doce.
ORGANIZAÇÃO
Segundo o Governo do Estado, a ação busca ampliar o acesso da população a serviços essenciais. Dessa forma, o objetivo é aproximar o atendimento público das comunidades.
De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu, a iniciativa reforça a presença do Estado nas regiões mais populosas. Além disso, amplia o alcance das políticas públicas.
SERVIÇO
Terceira edição da Ação pela Cidadania Estado Presente em Defesa da Vida
Data: 20 de junho (sábado)
Horário: 8h às 17h
Local: Campo do Normilhão, Grande Terra Vermelha, Vila Velha











