Celular carregando pega fogo e incêndio deixa dois feridos em Conceição do Castelo

Fogo atingiu residência de dois pavimentos no Centro da cidade; além disso, bombeiros alertaram sobre riscos com carregadores e instalações elétricas.

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 2026 06 08t210826 291
- Imagem ilustrativa criada por IA

Um incêndio atingiu uma residência de dois pavimentos na Rua Alcides Guarnier, no Centro de Conceição do Castelo, na tarde de domingo (7), e deixou duas pessoas feridas após inalarem fumaça.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), o fogo pode ter começado em um aparelho celular que estava conectado à tomada para carregamento.

A ocorrência foi registrada por volta das 15h15. Quando as equipes chegaram ao local, as chamas já haviam se espalhado por diversos cômodos do segundo andar. Além disso, o incêndio também atingiu partes da sala e da cozinha.

Moradores inalaram fumaça

De acordo com os bombeiros, duas pessoas que estavam na residência inalaram fumaça durante o incêndio. Antes mesmo da chegada das equipes de resgate, elas seguiram por meios próprios para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Penha.

Enquanto isso, os militares iniciaram o reconhecimento da estrutura do imóvel e realizaram o gerenciamento dos riscos no local.

Em seguida, as equipes desligaram a energia elétrica da residência e começaram o combate às chamas utilizando linhas de mangueira direcionadas ao segundo pavimento.

Bombeiros evitaram novos focos

Após controlar o incêndio, os bombeiros fizeram a ventilação dos ambientes para retirar a fumaça acumulada. Além disso, as equipes realizaram o rescaldo dos materiais atingidos para evitar novos focos de incêndio.

Acompanhe as principais notícias do ES — receba grátis onde preferir!

Depois da conclusão dos trabalhos, os militares isolaram a área e orientaram os proprietários sobre medidas de segurança.

Segundo o CBMES, os responsáveis pelo imóvel decidiram não solicitar perícia para identificar oficialmente as causas do incêndio.

A Defesa Civil Municipal ficou responsável pelo imóvel após a ocorrência. Além disso, equipes da Polícia Militar também atuaram no atendimento.

Bombeiros alertam para cuidados com celulares

Após a ocorrência, o Corpo de Bombeiros reforçou orientações para evitar incêndios provocados por celulares, carregadores e instalações elétricas.

Entre os principais cuidados recomendados estão:

  • Utilizar apenas carregadores originais ou certificados;
  • Evitar deixar o celular carregando durante toda a noite;
  • Não carregar aparelhos sobre camas, sofás ou colchões;
  • Interromper o carregamento em caso de superaquecimento;
  • Não utilizar aparelhos com baterias estufadas;
  • Evitar o uso intenso do celular enquanto ele estiver ligado à tomada.

Além disso, os bombeiros também alertaram sobre riscos em instalações elétricas antigas ou sobrecarregadas.

Por isso, a recomendação é evitar o uso excessivo de benjamins e extensões, além de realizar manutenção periódica da rede elétrica.