Prefeitura de Cachoeiro debate novo modelo para atendimentos da Central de Vagas

Município quer fortalecer atendimentos locais e reduzir encaminhamentos de pacientes para outras cidades do Espírito Santo

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 80 5
Cachoeiro quer apresentar ao governo estadual mudança no sistema de marcação - Foto: Wallace Hull/PMCI

Representantes de hospitais filantrópicos de Cachoeiro de Itapemirim participaram, nesta quarta-feira (27), de uma reunião com a Prefeitura para discutir mudanças na relação entre o município e a Central de Vagas da rede pública estadual.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Manutenção Urbana, no bairro São Geraldo. Além disso, a reunião reuniu autoridades municipais, representantes da saúde e parlamentares estaduais.

Município quer reduzir encaminhamentos para outras cidades

Atualmente, o sistema da Central de Vagas realiza consultas, exames e internações conforme a disponibilidade de atendimento na rede pública capixaba.

Por isso, muitos pacientes acabam encaminhados para municípios distantes, inclusive para cidades do Norte do Espírito Santo.

Diante desse cenário, o prefeito Theodorico Ferraço voltou a defender mudanças no modelo atual. Segundo ele, Cachoeiro possui estrutura hospitalar suficiente para absorver parte dessas demandas.

Hospitais podem assumir unidades 24 horas

Durante coletiva realizada no último dia 20, Ferraço apresentou uma proposta para reorganizar os atendimentos no município.

Segundo o prefeito, a Santa Casa, o Hospital Infantil e o Hospital Evangélico aparecem como parceiros estratégicos na construção do novo modelo.

A proposta prevê que cada instituição assuma a gestão de uma unidade de atendimento 24 horas:

  • UPA do Marbrasa;
  • Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes;
  • Pronto Atendimento de Itaoca.

Próximos passos envolvem Câmara e Governo do Estado

As próximas etapas do projeto devem envolver duas frentes principais. A primeira será a definição do modelo de gestão das unidades, debate que seguirá para análise da Câmara Municipal.

Além disso, a Prefeitura também pretende abrir diálogo com o Governo do Estado sobre a proposta.

Durante a reunião desta quarta-feira, ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) elaborará um relatório técnico para apresentação ao governador Ricardo Ferraço na próxima semana.

O documento será entregue presencialmente por um comitê local.

Ferraço critica dificuldades enfrentadas por pacientes

Durante o encontro, o prefeito afirmou que muitos pacientes enfrentam dificuldades ao precisarem viajar para outras cidades em busca de atendimento médico.

“Não dá mais para esperar. Quem sai para uma consulta ou exame fora daqui passa, muitas vezes, por uma série de dificuldades, até com alimentação. Nossos hospitais têm plenas condições de absorver essas demandas, e vamos lutar por isso”, afirmou.

Além disso, Ferraço destacou que o fortalecimento da saúde deve acompanhar o crescimento estrutural do município.

Autoridades participaram da reunião

A mesa da reunião contou com a presença do prefeito Theodorico Ferraço, do vice-prefeito Júnior Corrêa, do procurador-geral Luiz Carlos Zanon e do secretário municipal de Saúde interino, Vilson Coelho.

Além disso, participaram os deputados estaduais Allan Ferreira e Bruno Resende, além da ex-secretária municipal de Saúde, Renata Fiório.

Isso vai fechar em 7 segundos