Maio Roxo ganha destaque durante sessão na Câmara de Cachoeiro

Representantes da DII ES Sul destacaram avanços no tratamento de pacientes com doenças inflamatórias intestinais e reforçaram pedidos por mais apoio à saúde pública

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 76 5
Associação reforça campanha Maio Roxo durante sessão na Câmara de Cachoeiro - Foto: Divulgação/ Câmara municipal

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, na sessão ordinária desta terça-feira (26), representantes da DII ES Sul, associação que atua no apoio a pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais no Sul do Espírito Santo.

O convite partiu da vereadora Renata Fiório (PP). Além disso, a participação destacou ações da campanha “Maio Roxo”, criada para conscientizar a população sobre doenças como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Acompanhe as principais notícias do ES — receba grátis onde preferir!

A lei municipal nº 7.685 instituiu a campanha em 2019. No mesmo ano, a associação iniciou as atividades em Cachoeiro.

Durante a sessão, Ediana de Souza Silva Ribeiro relembrou que a entidade participa anualmente das discussões no Legislativo municipal para ampliar a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais.

Segundo ela, a associação conquistou avanços importantes nos últimos anos. Entre eles está a oferta de infusão medicamentosa em Cachoeiro, procedimento essencial para muitos pacientes.

“Agora, mais de cinquenta pacientes recebem a infusão medicamentosa na Santa Casa de Cachoeiro. No entanto, ainda temos outras demandas”, destacou.

Antes disso, muitos pacientes precisavam viajar frequentemente para outros municípios em busca do tratamento.

A sessão também contou com a presença da médica gastroenterologista Andressa Sartório Portinho e da psicóloga Iza Carla Reis, que apoiam os trabalhos desenvolvidos pela associação.

Além disso, representantes reforçaram a importância da conscientização para que pacientes identifiquem os sintomas precocemente e procurem tratamento especializado.

Segundo os participantes, o fortalecimento da rede pública de saúde também é fundamental para ampliar o acesso a consultas, exames e acompanhamento médico.

Durante a sessão, a paciente Rebeca Ribeiro compartilhou a própria experiência com a doença.

Ela contou que chegou a ir ao banheiro cerca de 30 vezes por dia. Além disso, desenvolveu um nódulo e precisou passar por cirurgia, situação que atrasou o ingresso na faculdade.

Segundo Rebeca, os medicamentos tradicionais não apresentaram resultado positivo. Atualmente, ela utiliza um medicamento experimental.

“Graças a Deus meu corpo absorveu esse medicamento e hoje estou em remissão clínica e diagnóstica”, relatou.

Além do tratamento medicamentoso, Rebeca também realiza acompanhamento psicológico e utiliza medicação psiquiátrica. Segundo ela, o apoio da associação foi essencial durante o processo.

A vereadora Renata Fiório destacou a importância da mobilização em defesa dos pacientes diagnosticados com doenças inflamatórias intestinais.

“Essa causa não é minha, mas de todos que precisam desse apoio. A luta da associação ajuda muito a conseguir que os tratamentos venham para Cachoeiro, o que é fundamental para os pacientes”, afirmou.