
Um homem de 42 anos sofreu queimaduras de segundo grau enquanto preparava o jantar. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros até o bairro São Pedro, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, nessa quarta-feira (12 de fevereiro).
De acordo com os militares, o homem utilizava um pequeno fogão a álcool quando colocou uma porção de carne, que estava na geladeira, diretamente em óleo quente. Isso provocou uma explosão, espalhando chamas por toda a cozinha.

O incêndio foi controlado pela própria vítima. Quando os bombeiros chegaram, realizaram a ventilação da residência, e os moradores foram orientados quanto aos procedimentos necessários, já que o imóvel não apresentou risco estrutural.
A vítima teve queimaduras principalmente nas pernas, no abdômen e na região do períneo, localizada entre o ânus e os órgãos genitais. Ela foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital.
Cuidados
O Corpo de Bombeiros alerta para o risco do uso de fogões improvisados, especialmente aqueles que utilizam álcool. Neste caso específico, segundo a corporação, isso pode ter agravado a situação e contribuído para a propagação das chamas após a explosão.
“Também é importante salientar o perigo que uma panela com óleo quente pode representar. Por isso, nunca deixe o óleo esquentar por muito tempo e tenha muito cuidado ao utilizar carnes e outros alimentos congelados. A água presente nesses alimentos, seja em estado líquido ou congelado, ao entrar em contato com o óleo quente pode se transformar instantaneamente em vapor e provocar uma explosão”, orienta a corporação.
FONTE: O TEMPO