![](https://folhadoes.com/wp-content/uploads/2025/02/ARTE-DA-CAPA-DA-MATERIA-DO-SITE-1000-x-750-px-34-4.jpg)
No dia 13 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional do Preservativo, uma forma de lembrar a importância deste aliado na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante todo o ano. Porém, no período do Carnaval, o assunto ganha ainda mais relevância. No meio da folia, muitos acabam se aventurando e se esquecem da proteção.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão de preservativos internos e mais de 33 milhões de preservativos externos foram distribuídos aos estados em 2023, para retirada gratuita em unidades básicas de saúde.
Em 2024, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo distribuiu 4.757.273 preservativos penianos e 55.424 preservativos vaginais para os 78 municípios do Estado. Para 2025, a secretaria planeja ações de conscientização durante o período carnavalesco.
Na Grande Vitória
A Secretaria de Saúde da Serra espera distribuir 90 mil preservativos até o fim do Carnaval 2025, através de ações em todas as Unidades Básicas de Saúde e ações noturnas nas Unidades Regionais de Feu Rosa e Jacaraípe, entre 17h e 21h, a partir do dia 27 de fevereiro.
Em Cariacica, durante o carnaval, ações serão realizadas nos blocos de rua com abordagens sobre prevenção de ISTs e distribuição de preservativos. O município registrou 298 casos de Sífilis, 41 casos de HIV e oito casos de Hepatites Virais nos três meses seguintes ao carnaval de 2024.
A prefeitura de Vila Velha informou que o Conselho Gestor e a equipe do Centro de Referência IST/AIDS e Hepatites Virais e Violência de Vila Velha se reunirão para alinhar uma possível campanha. Nos últimos seis meses, os casos mais atendidos foram sífilis e HIV, com 121 novos casos de HIV e 399 casos de sífilis.
O uso do preservativo é fundamental para prevenir ISTs como HIV, sífilis, gonorreia, clamídia, hepatites virais, entre outras. A conscientização e a distribuição de preservativos são essenciais para garantir um carnaval mais seguro e saudável para todos.
João Otávio Carvalho – ESHOJE