
Nathália Pereira, de 36 anos, é mãe de Gabriel, de 12 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Nunes Nemer. Além disso, foi ela quem autorizou o filho a levar o equipamento para tentar amenizar o calor na sala de aula.
Mãe mantém denúncia mesmo após ameaças
Nathália afirmou que não pretende apagar o vídeo, mesmo após a repercussão e as ameaças recebidas. Segundo ela, a situação precisa de solução urgente.
“Isso é um absurdo. Pago meus impostos e vou lutar até o fim pelos direitos do meu filho”, declarou.
Além disso, ela reforçou que a situação na escola ainda não foi resolvida. Atualmente, a sala continua sem ar-condicionado e com ventilador queimado.
Calor segue afetando alunos
De acordo com Nathália, a turma tem mais de 20 alunos e apenas uma janela voltada para o pátio. Por isso, o ambiente fica ainda mais quente.
Ela relatou que o filho já passou mal por causa da situação. “Ele disse que não queria ir para a escola porque o calor estava insuportável”, afirmou.
Além disso, a mãe destacou que outros alunos também sofrem com o calor. Inclusive, já houve caso de desmaio na unidade. Gabriel tem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
Ventilador gerou impasse dentro da escola
Diante do problema, o próprio aluno sugeriu levar um ventilador de casa. Em seguida, a mãe autorizou a iniciativa.
Ao chegar à escola, o estudante ligou o aparelho com autorização inicial de uma professora auxiliar. No entanto, pouco depois, a coordenação pediu a retirada do equipamento.
Segundo a direção, a situação seria resolvida em breve. Porém, até o momento, o problema persiste.
Estrutura da escola é alvo de críticas
Nathália afirmou que os problemas vão além do calor. Além disso, ela citou ventiladores quebrados, portas danificadas, cadeiras em más condições e bebedouros sem manutenção.
Após a denúncia, um dos bebedouros foi limpo. Ainda assim, segundo a mãe, um sapo foi encontrado dentro do equipamento.
Deputado anuncia fiscalização
O caso ganhou repercussão e mobilizou autoridades. Por isso, Nathália agradeceu ao deputado estadual Fabrício Gandini, que anunciou uma fiscalização na escola.
O parlamentar é autor da Lei Estadual nº 11.605/2022, que prevê a climatização das salas de aula nas escolas estaduais.
Segundo o governo, cerca de 73% das unidades já contam com climatização. Além disso, a previsão é atingir 100% até o fim do ano.
Prefeitura diz que realiza melhorias
Em nota, a Prefeitura de Marataízes informou que a escola passa por obras de ampliação, climatização e ventilação.
Além disso, a gestão afirmou que já consertou parte dos aparelhos de ar-condicionado. Também, novos ventiladores foram adquiridos e estão em processo de entrega.
Vídeo que a mãe Nathalia gravou e compartilhou nas redes Sociais:











