Mais de 226 mil famílias capixabas podem ter desconto na conta de energia

Milhares de famílias de baixa renda no Espírito Santo têm direito a economizar até 65% na conta de energia elétrica por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Milhares de famílias de baixa renda no Espírito Santo têm direito a economizar até 65% na conta de energia elétrica por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica. No entanto, segundo a EDP, distribuidora de energia no estado, mais de 226 mil famílias que se enquadram nos critérios para o desconto não o utilizam.

Já mais de 290 mil famílias capixabas utilizam a Tarifa Social, que é um programa destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para ter direito ao benefício, é necessário atender a alguns critérios, como ser família inscrita no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, ou idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Outros critérios incluem famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico, e famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos que tenham portador de doença ou pessoas com deficiência no domicílio. Além disso, o tratamento, procedimento médico ou terapêutico deve exigir o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que demandem consumo de energia elétrica.

Para solicitar o desconto, os clientes podem realizar o atendimento pelo portal da EDP, pelo WhatsApp (27) 99772-2549 ou por meio do 0800 721 0707. É necessário informar o número da instalação e os dados referentes ao CadÚnico. Com a validação das informações, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura.

O desconto é escalonado por faixa de consumo, sendo calculado de modo acumulativo. As faixas de consumo e os respectivos descontos são: até 30 kWh/mês (65% de desconto), de 31 a 100 kWh/mês (40% de desconto) e de 101 a 220 kWh/mês (10% de desconto).

A EDP realiza o cadastramento automático de moradores da área de concessão que são titulares na conta de energia. Além disso, existem outras iniciativas para buscar que a população tenha acesso ao direito, como visitas educativas porta a porta e parcerias com as prefeituras.