![](https://folhadoes.com/wp-content/uploads/2025/02/ARTE-DA-CAPA-DA-MATERIA-DO-SITE-1000-x-750-px-2025-02-09T202418.421.jpg)
A popularidade de Minecraft fez com que essa licença se tornasse uma das mais bem-sucedidas da história dos videogames. Por esse motivo, seu criador até anunciou recentemente uma sequência espiritual em post na rede social X. Porém, a notícia de hoje não é essa, mas sim a surpreendente construção que um usuário conseguiu criar dentro do mundo do Minecraft: um computador funcional de 32 bits com 2 kB de RAM.
Criação de Ryan Boulds dentro de Minecraft (Imagem: Ryan Boulds)
Como relatou o portal PC Gamer, Ryan Boulds é um graduado em ciência da computação que começou o projeto por diversão no ano passado. Notavelmente, seu computador dentro do Minecraft não é apenas funcional, mas também programável, capaz de executar código assembly projetado pelo próprio Boulds. Portanto, ele pode realizar adição, subtração, multiplicação e divisão, mas também pode realizar operações mais complexas que lhe permitem manipular bits.
Ainda não consegue rodar Doom
Um dos primeiros programas que ele executou foi a sequência de Fibonacci. Em resposta à curiosidade dos usuários, o criador destacou que ainda não está apto a rodar Doom, mas confirmou dois aspectos: por um lado, sua intenção de levar o título para sua plataforma dentro do Minecraft; por outro lado, a capacidade do seu computador de processar código de máquina linha por linha. Além disso, ele também revelou que o game roda em circuitos redstone no Minecraft vanilla, mas admitiu que usa mods para otimizar o desempenho.
Boulds acrescentou que a construção do PC não foi totalmente manual, pois ele usou ferramentas como o World Edit para replicar circuitos. Assim, o design final é simétrico e suspenso acima do mundo do jogo, fazendo com que pareça uma nave alienígena. Além disso, o autor do experimento compartilha o progresso e as explicações em sua conta pessoal no TikTok, um perfil que servirá para todos os fãs de matemática, engenharia elétrica e ciência da computação conhecerem os detalhes de um projeto emocionante.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Threads, Instagram, Bluesky e Twitch!
FONTE: MSN