
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de perigo potencial para Cachoeiro de Itapemirim e cidades vizinhas neste domingo (22). De fato, o aviso amarelo indica a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes em todo o sul do estado. Segundo o órgão, o alerta permanece vigente até o início desta segunda-feira (23). Por causa disso, a população deve ficar atenta aos riscos de corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores.
Municípios em alerta
Em primeiro lugar, o volume de chuva pode chegar a 30 mm por hora, acompanhado de rajadas de vento de até 60 km/h. De acordo com o Inmet, a lista de cidades atingidas inclui Alegre, Ibatiba, Marataízes, Muqui, Apiacá e Atílio Vivácqua. Além disso, o alerta se estende para Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, São José do Calçado, Divino de São Lourenço e Dores do Rio Preto. Outras localidades como Guaçuí, Muniz Freire, Presidente Kennedy, Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Castelo, Ibitirama, Irupi e Iúna também devem redobrar a atenção.
Riscos e orientações
É importante destacar que existe uma chance real de alagamentos pontuais e descargas elétricas em áreas urbanas e rurais. Atualmente, os órgãos de segurança recomendam que os moradores evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Consequentemente, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros permanecem de prontidão para atender chamados pelos números 199 ou 193. Assim que as condições climáticas mudarem, novas atualizações serão publicadas imediatamente.
