O município de Cachoeiro de Itapemirim poderá ganhar dois pontos de relevante interesse cultural. A iniciativa partiu do deputado Coronel Weliton (PRD) como forma de enaltecer dois dos mais ilustres filhos da “Capital Secreta do Mundo”, como é carinhosamente conhecida a cidade.
De acordo com o Projeto de Lei (PL) 682/2024, um dos locais é a Casa de Cultura Roberto Carlos, onde o “rei” morou com seu pai e irmãos até os 13 anos de idade, antes de se mudar para o Rio de Janeiro, conta o texto do autor. A residência fica no Bairro Recanto, na Rua João de Deus Madureira.
Depois de ser comprado pela prefeitura, o imóvel foi restaurado e funciona hoje como museu. Os turistas podem contemplar itens pessoais do cantor que ajudam a contar um pouco de sua história. A Casa de Cultura Roberto Carlos foi tombada pela administração municipal em 2003.
Casa dos Braga
Já o PL 683/2024 reconhece como de relevante interesse cultural a Casa dos Braga, localizada entre as ruas 25 de Março e José Garioli Filho, no centro do município. Foi nesse imóvel centenário de estilo colonial português que morou um dos mais importantes cronistas brasileiros.
O casarão pertence à prefeitura desde 1985 – foi comprado pelo pai do cronista, Francisco de Carvalho Braga, em 1913. Hoje é um centro cultural criado para preservar a memória de Rubem Braga e família. O local reúne objetos como móveis originais, documentos, fotografias e livros, enumera o projeto.
Rubem Braga morreu em 1990, aos 77 anos, no Rio de Janeiro, devido a uma insuficiência respiratória (ele sofria de câncer de laringe). Atendendo a seu pedido, suas cinzas foram jogadas no Rio Itapemirim.
Vitória e Vila Velha
O parlamentar também apresentou matérias para preservar pontos tradicionais na capital do estado e em Vila Velha, cidade mais antiga do Espírito Santo. Por meio do PL 684/2024, fica reconhecido como de relevante interesse cultural o Forte São João. A fortificação foi construída no início do século 18 para proteger Vitória de invasões estrangeiras.
Conforme o deputado, hoje a fortaleza é conhecida como Saldanha da Gama por ter sediado o tradicional clube de regatas por décadas. A administração municipal adquiriu o imóvel e promoveu reformas para abri-lo à visitação turística – lá também funciona a Secretaria de Esportes e Lazer.
Em Vila Velha, o alvo do PL 685/2024 é o famoso Morro do Penedo, imponente rocha que fica na baía de Vitória e é considerado um dos mais importantes cartões postais do Espírito Santo. Além de destacada beleza natural, a pedra tem valor histórico ao ajudar na proteção das invasões de corsários. Atualmente o Penedo é paisagem presente nos navios que entram e saem de terminais portuários em Vitória e na cidade canela-verde.
Análise dos projetos
Todos os quatro projetos passarão pela análise das comissões de Justiça, de Cultura e de Finanças. Acompanhe o andamento de cada proposta na Ales:
FONTE: ESPÍRITO SANTO NOTÍCIAS