A cesta básica em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ficou mais cara em janeiro de 2026. De acordo com levantamento do Colegiado de Economia da Facape, o conjunto de alimentos registrou alta de 3,01% em relação a dezembro e passou a custar R$ 606,92.
Segundo a pesquisa, a carne bovina e o pão francês puxaram o aumento. No caso da carne, a redução na oferta de animais para abate e o avanço das exportações pressionaram os preços. Além disso, o estudo aponta que o cenário tende a se manter ao longo de 2026, já que o forte descarte de fêmeas nos últimos anos reduziu o número de animais jovens disponíveis no mercado.
Já o pão francês encareceu em razão do aumento nos custos da energia elétrica e das matérias-primas. Com isso, as padarias repassaram parte das despesas ao consumidor.
Por outro lado, alguns produtos apresentaram queda. O leite e o arroz ficaram mais baratos devido aos bons níveis de estoque. Da mesma forma, o açúcar registrou recuo, impulsionado por maior oferta e menor demanda no período.
O levantamento também destaca que há variações significativas entre os estabelecimentos pesquisados. Por isso, os pesquisadores orientam que os consumidores comparem preços antes de realizar as compras, a fim de reduzir o impacto no orçamento familiar.
