O Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci) reforçou o pedido de doações antes do feriado de Carnaval. Isso porque, tradicionalmente, o período de viagens reduz o número de doadores, enquanto, ao mesmo tempo, a demanda hospitalar permanece alta.
De acordo com a direção da unidade, uma única doação pode salvar até quatro vidas. Nesta semana que antecede o feriado, os tipos sanguíneos considerados críticos são A negativo, AB positivo, AB negativo, B negativo, O positivo e O negativo. Ainda assim, todas as tipagens são necessárias para manter o atendimento regular.
Para garantir estoques seguros, o banco de sangue precisa receber, no mínimo, 50 doações por dia. Portanto, a mobilização da população se torna fundamental neste período.
“Sabemos que o feriado prolongado muda a rotina de todos, mas os pacientes continuam precisando de sangue. Por isso, contamos com a solidariedade da população para manter o estoque seguro”, afirmou a biomédica Nathalia Buzatto.
Atendimento durante o Carnaval
O atendimento segue normal na semana que antecede o feriado. No entanto, na semana do Carnaval, haverá mudanças no funcionamento.
Na segunda-feira (16) e na terça-feira (17), o banco de sangue suspenderá o atendimento. Já na quarta-feira (18), as atividades retornam normalmente, das 7h às 16h. Assim, a orientação é que os doadores se programem com antecedência.
Regras para doação
Para doar, o candidato deve apresentar documento oficial com foto e estar em boas condições de saúde. Além disso, a idade permitida varia de 16 a 69 anos, sendo que a primeira doação precisa ocorrer até 60 anos, 11 meses e 29 dias. No caso de menores de 18 anos, é obrigatória a autorização dos responsáveis.
O doador também deve pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Além disso, não pode ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Por outro lado, pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, colonoscopia, endoscopia ou colocaram piercing precisam aguardar seis meses antes de doar. Da mesma forma, quem teve hepatite após os 11 anos ou faz uso de drogas ilícitas não pode realizar a doação.
Como participar
O Banco de Sangue do Heci funciona no bairro Ferroviários, em Cachoeiro de Itapemirim. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e, além disso, aos sábados, das 7h às 11h, exceto feriados.
Não é necessário agendar previamente. Entretanto, grupos com mais de cinco pessoas devem entrar em contato antes da visita. Para mais informações, os interessados podem ligar para (28) 3526-6232 ou enviar mensagem pelo WhatsApp (28) 98803-4543.
