Morre campeão paralímpico Adriano Gomes de Lima

Ex-nadador enfrentava um câncer ósseo desde 2024

Adriano Gomes de Lima está entre os grandes medalhistas paralímpicos da história do Brasil Foto: Alexandre Schneider/Getty Images -

O ex-nadador paralímpico Adriano Gomes de Lima, de 52 anos, morreu neste sábado (7). Em comunicado, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou que o atleta estava em tratamento contra um sarcoma, tipo de câncer ósseo, desde 2024.

Natural do Rio Grande do Norte, Adriano é considerado um dos maiores medalhistas paralímpicos da história do país. Ao longo da carreira, conquistou nove medalhas em Jogos Paralímpicos: uma de ouro, cinco de prata e três de bronze, obtidas nas edições de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

Adriano iniciou a trajetória na natação como parte de um processo de reabilitação, após sofrer uma queda de um telhado durante uma obra, aos 17 anos. O que começou como recuperação física acabou se transformando em uma carreira marcada por conquistas e protagonismo no esporte paralímpico brasileiro.

Em 2025, durante as comemorações dos 30 anos do Comitê Paralímpico Brasileiro, o potiguar foi homenageado por sua contribuição ao desenvolvimento do paradesporto no país. Na ocasião, ele destacou a evolução do Movimento Paralímpico no Brasil e a ampliação das oportunidades para novos atletas em todas as regiões do país.