
Além de ser uma das festas mais populares do mundo, o Carnaval também costuma ser um termomêtro da internet. E como o brasileiro não perde tempo para unir criatividade e alegria, memes que marcaram as redes sociais nos últimos meses têm potencial para virar fantasias nas festas e blocos de rua.
Assuntos em alta, seja na web, TV, música, futebol e até na política, devem aparecer em formas de fantasias bem humoradas em tom de ironia ou com críticas sociais.
Canetas emagrecedoras
As chamadas canetas emagrecedoras deixaram o consultório médico e ganharam as redes sociais, virando meme, polêmica e até símbolo de um estilo de vida. No Carnaval, a tendência é que o assunto apareça em fantasias que brincam com a obsessão pelo corpo perfeito: seringas gigantes, embalagens estilizadas e slogans bem-humorados devem desfilar pelos blocos. A crítica vem embalada em glitter, reforçando o espírito carnavalesco de rir dos exageros da vida real.
Protestos do Roblox
Os protestos organizados dentro do universo do Roblox mostraram que até ambientes virtuais podem se tornar palco de manifestações e, claro, de memes. Fantasias inspiradas nesses “atos digitais” protagonizados por adolescentes nos últimos dias devem misturar estética gamer, cartazes pixelados e personagens quadrados, representando uma geração que protesta, ironiza e se organiza online.
As Três Graças da novelas da 21h
As estátuas que são o centro da novela que faz sucesso no horário nobre da TV Globo também devem virar fantasias em blocos de rua. Basta juntar três amigos, se pintar de branco e aproveitar a festa.
Vampirinha
A rainha Ivete é dona de mais um hit do verão no Carnaval 2026. O sucesso da música “Vampirinha” deve fazer com que muitos vampiros carnavalescos surjam nos blocos de rua. Na versão de Ivete, o personagem surge mais pop e sexy e menos sombrio.
Wagner Moura no Oscar
Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil tem um filme com indicações no Oscar. E, assim como foi em 2025, com o sucesso de Fernanda Torres e do filme ‘Ainda Estou Aqui’, o cinema nacional deve entrar no radar das fantasias novamente.
As homenagens da vez devem ficar para Wagner Moura, impulsionadas pelo sucesso de ‘O Agente Secreto’. Além de fantasias do ator segurando a tão sonhada estatueta, espiões bem humorados também devem surgir e até ‘pernas cabeludas’, lenda urbana famosa em Recife nos anos 70 e que é retratada no filme.
Maduro preso:
Memes do presidente venezuelano Nicolás Maduro preso circularam intensamente nas redes e devem aparecer no Carnaval em tom de sátira política. Fantasias com o conjunto da Nike que ele usava quando foi detido, algemas cenográficas e placas explicativas transformam o debate geopolítico em crítica bem-humorada, reforçando a tradição carnavalesca de usar o riso como forma de comentário social.
Big Brother Brasil
Com uma edição de sucesso e de grande repercussão nas redes sociais no ar, o BBB 26 também devem ganhar fantasias na ruas. Personagens do jogo como Ana Paula Renault, Tia Milena, Juliano Floss e Alberto Cowboy podem ser representados nos blocos. Também dá para fazer fantasia de paredão e até das plantas, homenagem aos jogadores que não movimentam o jogo.
Plaquinhas com frases marcantes da temporada como “gratidão” de Chayane, “Resort All Inclusive”, “quinta série”, “embaixadora do Resort” de Ana Paula, além da fantasia “Panquequinha de Banana”, frase dita por Gabriela que virou meme, são ideias criativas para fazer alusão ao reality nas ruas.
Bebê reborn:
O meme que divide opiniões e foi sucesso nas redes sociais em 2025 também deve aparecer nos blocos. Os bebês reborn voltaram ao centro das atenções ao viralizar em vídeos, debates e reações exageradas nas redes sociais. No Carnaval, a tendência é que o tema apareça em fantasias que brincam com o realismo extremo dos bonecos, com carrinhos, certidões fictícias e “pais” improvisados.
Morango do amor:
A sobremesa morango do amor também tomou conta das redes em 2025 e chegou a ser considerada a receita do ano. Roupas vermelhas, corações, morangos gigantes e frases apaixonadas devem transformar o meme em um look divertido, misturando romance, ironia e estética nos blocos de Carnaval.
FONTE: O TEMPO
