Inmet alerta para temporais intensos com avanço da ZCAS em 12 estados e no DF

Corredor de umidade intensifica chuvas, com risco de alagamentos, ventos fortes e deslizamentos até a próxima semana

Onze estados estão em alerta de perigo para temporais em fevereiro  • Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para temporais em 12 estados e no Distrito Federal. A condição ocorre com a chegada de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno típico do verão e associado a chuvas persistentes.

O alerta entra em vigor à 0h01 deste domingo (1º) e segue até as 10h de segunda-feira (2).

Nesse período, um corredor de umidade deve ganhar força. Ele se estende da Região Norte ao Centro-Oeste e ao Sudeste do país. Com isso, áreas de instabilidade se intensificam e elevam o risco de chuvas fortes e temporais.

A previsão para fevereiro indica volumes elevados de precipitação. As chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou alcançar de 50 a 100 milímetros por dia. Além disso, os ventos podem chegar a 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo.

Especialistas também alertam para transtornos associados. Entre eles, quedas de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.

principais regiões afetadas

O alerta do Inmet abrange áreas de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí, além do Distrito Federal.

Em relação aos dois últimos episódios, o eixo da ZCAS se desloca mais ao sul. Por isso, os impactos tendem a ser mais intensos em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, além das regiões tradicionalmente afetadas pelo fenômeno.

Ao mesmo tempo, o sistema mantém ampla área de atuação. Estados como Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Rondônia e Amazonas também devem registrar efeitos do corredor de umidade.

previsão do tempo

Segundo a Climatempo, a expectativa é de que o evento tenha duração mais curta. A ZCAS começa a atuar no domingo (1º) e perde força até quarta-feira (4).

Ainda assim, o padrão climático será típico do fenômeno. O tempo deve permanecer fechado, com poucas aberturas de sol e chuvas frequentes ao longo do dia.

Essas chuvas podem ocorrer em pancadas fortes ou de forma contínua. Mesmo com menor duração, a persistência da chuva sobre áreas já encharcadas eleva o risco de alagamentos, enxurradas e aumento do nível de córregos e rios.

Em regiões de encosta, o alerta é maior. O solo saturado amplia o risco de deslizamentos de terra.

tags: zcas, inmet, chuvas intensas, temporais, previsão do tempo, clima, defesa civil, alagamentos, deslizamentos