F1 coloca em pista nova asa dianteira móvel para 2026

Dispositivo foi reformulado pelo novo regulamento e passa a integrar o sistema de aerodinâmica ativa

Arvid Lindblad guia carro de 2026 da Racing Bulls em Barcelona — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

A Fórmula 1 se prepara para uma das maiores transformações de sua história com o novo regulamento técnico da temporada 2026, que estreia em 8 de março. Embora o início do campeonato ainda esteja distante, desde já os primeiros testes revelam mudanças relevantes nos carros. Nesse contexto, a nova asa dianteira se destacou na pré-temporada realizada na Espanha.

Com dimensões menores e mais estreita, a peça passou a ter papel central na geração de carga aerodinâmica após o fim do efeito solo. Além disso, a principal novidade é a integração ao sistema de aerodinâmica ativa, que permite a movimentação das aletas de acordo com a situação da pista.

Em termos de design, o novo conjunto traz um defletor lateral obrigatório, responsável por direcionar o fluxo de ar para fora do carro, bem como três aletas com linhas mais suaves. Dessas, as duas primeiras são móveis e se ajustam automaticamente. No Modo Reta, a asa se abre, reduz o arrasto e aumenta a velocidade. Já no Modo Curva, ela retorna à posição original, mantendo, assim, alto nível de downforce. Ao mesmo tempo, o sistema aciona a asa traseira, que passou por simplificação.

Com isso, a aerodinâmica ativa substitui o DRS, que deixa de existir ao fim da temporada 2025. Até então, o recurso permitia a abertura da asa traseira em trechos específicos da pista para facilitar ultrapassagens.

Diante das profundas mudanças técnicas, a Fórmula 1 também ampliou o calendário de testes da pré-temporada. Em vez de uma única semana de atividades, a categoria organizou três rodadas distintas. Após a pausa da próxima semana, as equipes voltam à pista no Bahrein, no circuito de Sakhir, primeiro entre 11 e 13 de fevereiro e, em seguida, de 18 a 20. As sessões terão cobertura da imprensa e transmissão pela TV.

Por fim, a temporada 2026 começa oficialmente em 8 de março, com o GP da Austrália.