Amazon anuncia demissão de aproximadamente 16 mil funcionários

Empresa afirma que cortes atingem diversas áreas e fazem parte de reestruturação global para reduzir custos.

A Amazon anunciou nesta quarta-feira (28) que dispensará cerca de 16 mil funcionários. A empresa busca reduzir burocracia e fortalecer sua organização global.

Em outubro, a companhia cortou 14 mil vagas. Juntas, as duas rodadas atingem aproximadamente 10% da força de trabalho, que soma 1,5 milhão de pessoas, principalmente em centros de distribuição e armazéns.

Beth Galetti, vice-presidente de experiência de pessoas e tecnologia, explicou que os funcionários nos EUA terão 90 dias para buscar recolocação interna. Quem não conseguir, receberá indenização, suporte profissional e plano de saúde.

A Amazon aplicou os cortes em áreas da AWS, varejo, Prime Video, Alexa, Kindle, publicidade e recursos humanos. Na terça-feira (27), a empresa enviou por engano um e-mail que avisava equivocadamente que alguns funcionários da AWS já perderiam seus cargos nos EUA, Canadá e Costa Rica.

A companhia nomeou a operação de “Project Dawn” e afirmou que continuará investindo em áreas estratégicas para o futuro, mesmo com os cortes.