Um voo regional terminou em tragédia no nordeste da Colômbia nessa quarta‑feira (28), quando um avião pequeno caiu em uma área rural e matou todas as 15 pessoas a bordo. Entre as vítimas estavam o deputado Diógenes Quintero e o candidato Carlos Salcedo. A aeronave operada pela estatal Satena havia decolado de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, com destino a Ocaña. No entanto, perdeu contato com o controle de tráfego cerca de 12 minutos após a decolagem.
Alt: acidente aéreo na Colômbia com deputado morto e destroços de avião encontrado em área rural
O Beechcraft 1900 transportava 13 passageiros e dois tripulantes em um trajeto curto entre cidades no departamento de Norte de Santander.
Socorristas encontraram os destroços em uma região montanhosa de difícil acesso, e o terreno acidentado e as mudanças climáticas dificultaram as buscas.
As autoridades da Satena informaram que a aeronave não ativou o sinalizador de emergência, o que atrasou a localização do acidente. Até o momento, as autoridades aeronáuticas ainda não esclareceram as causas da queda. Elas estão sob investigação pelos órgãos aeronáuticos competentes.
Familiares das vítimas e líderes políticos lamentaram a tragédia e prestaram homenagens aos mortos. Eles destacaram a atuação de Quintero na defesa da região de Catatumbo e o compromisso de Salcedo com sua campanha eleitoral.
