Cultura em Toda Parte leva arte e música a Piúma

Quarta edição do Cultura em Toda Parte leva música, dança, teatro e diversão gratuita para a Praça Dona Carmem em Piúma nos dias 30 e 31 de janeiro

A alegria do verão segue transbordando e a quarta edição do Cultura em Toda Parte chega ao município de Piúma, nos dias 30 e 31 de janeiro, na Praça Dona Carmem, para animar a estação mais quente do ano. A caravana itinerante é realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura de Piúma e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. Toda programação é gratuita.

Evento reúne música, contação de história e cultura popular no último fim de semana de janeiro

Na sexta-feira (30), a partir das 19h30, a DJ Neggá recebe o artista W.I para um set que é a mistura perfeita de Black Soul, Hip-Hop, Brasilidades e Funk para animar à noite em Piúma. Na sequência, o Trio Maruí transita entre composições autorais e releituras de grandes nomes da MPB, no show Bailão do Maruí. O repertório também destaca ritmos característicos da identidade regional, como congo, maracatu, baião e influências da música praieira. Para fechar a noite, o PDD (PAGODE DO DUDA). O grupo, formado por sete músicos da comunidade quilombola Pedra Branca e de toda Vargem Alta, leva para Piúma o Projeto Sons das Montanhas: O Encontro do Samba que apresenta o melhor do samba e do pagode e valoriza seus ritmos com inclusão e experiência.

A programação do sábado (31), tem início a partir das 18 horas, com a apresentação do Boi Cyclone que leva o tradicional cortejo do Boi Pintadinho de Muqui para Piúma. o espetáculo une gerações em celebração à cultura popular com a energia contagiante de seus tambores, repiques, taróis e surdos. Depois, o ator Paulo Henrique Deptuesqui interpreta o Professor Palhaço Paebolla na contação de histórias O Maior Caçador do Mundo, na qual o personagem aventureiro não caça bichos, mas vai em busca dos grandes livros.

Na sequência, o Cultura em Toda Parte recebe duas atrações musicais. A cantora Elem Narah apresenta o show Samba Ciranda – Uma Roda de Samba, que é inspirado nas rodas de samba baianas e nas cirandas afro-brasileiras e celebra ancestralidade, coletividade e a força da mulher no samba, com repertório de grandes mestras da música brasileira como Dona Ivone Lara e Leci Brandão. Fechando a programação, o cantor Wanderson Pazetto promove um passeio por diversos gêneros musicais em Uma Mistura de Ritmos do Sertanejo ao Axé. Com uma versatilidade entre sertanejo, forró e axé, o artista promove uma performance ao mesmo tempo cheia de energia, romântica e envolvente.