
O Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar) realiza ações para a prevenção de acidentes no mar e de busca e resgate. O serviço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. E a temporada do verão 2026 já começou com os guarda-vidas a postos nas três praias de Linhares.
Atualmente, o Salvamar é formado por guardas-vidas que passam por treinamento e atualizações anualmente, e que estão distribuídos entre os balneários de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação.
A instrução dos profissionais é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar, assim como o curso de formação de novos guarda-vidas para atuar no verão. A seleção é realizada uma vez por ano para atender a alta temporada (verão e período de férias).
Além do atendimento de resgates, o Salvamar também realiza orientação e monitoramento de banhistas para evitar afogamentos, atendimento de crianças e idosos perdidos e ações educativas de limpeza e preservação das praias.
O horário de atendimento é das 8 às 17 horas. A orientação aos banhistas é que, sempre que for à praia, fique próximo a um ponto-base do Salvamar.
Acionamentos
Qualquer cidadão pode colaborar com a segurança marítima. Caso visualize embarcações com irregularidades e navegando fora das normas ou banhistas em comportamento perigoso, basta se dirigir a um posto de observação e comunicar um guarda-vida.
Orientações
A Secretaria de Segurança e Corpo de Bombeiros orientam à população a tomar certos cuidados a fim de se evitar incidentes aquáticos neste verão:
- – Procurar se banhar sempre próximos aos postos de Guarda-vidas;
- – Olhar 100% nas crianças, mantendo-se sempre a 1 braço de distância para segurança;
- – Não ingira bebida alcoólica e adentre ao mar;
- – Se proteja dos efeitos prolongados ao sol;
- – Utilize colete salva-vidas adequados, os infláveis são perigosos;
- – Avistando alguém em situação de perigo, não tente resgatar, procure um Guarda-vidas próximo, você pode se tornar uma vítima;
- – Em caso de queimaduras por água-viva, passe vinagre ou água do mar no local, em caso de reação alérgica, busque o posto de saúde
FONTE: PREFEITURA DE LINHARES
