ES amplia presença no Mapa do Turismo e fortalece setor

Com 74 de seus 78 municípios incluídos no Mapa do Turismo 2025, estado fortalece o setor, atraindo investimentos e ampliando oportunidades em todas as regiões

- Com atrativos como a tirolesa, Pancas é um dos municípios com oferta complementar na classificação do Mapa do Turismo - Foto: Revista ES Brasil

Por Denise Miranda

Pela primeira vez o Espírito Santo tem 94,87% do seu território presentes no Mapa do Turismo. Com a atualização feita em 2025, o estado passa a contar com 74 das 78 cidades existentes em seu território incluídas entre os destinos turísticos em que serão realizadas ações de desenvolvimento das políticas públicas e distribuição de recursos.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo que orienta o desenvolvimento de políticas públicas para o turismo no Brasil, categorizando municípios e regiões com potencial turístico.

O secretário estadual do Turismo, Victor da Silva Coelho, destacou que o avanço é fruto do trabalho conjunto entre estado e municípios. “Essa conquista mostra que o Espírito Santo está no caminho certo para consolidar um turismo estruturado e sustentável. Cada cidade reconhece o valor da atividade turística como motor da economia, geração de empregos e fortalecimento da identidade regional”, afirmou.

A atualização consolida o Espírito Santo como destino de destaque, com experiências que vão das praias ao interior e das montanhas às regiões históricas. Entre as novidades, está o retorno da Região Doce Terra Morena, que abrange os municípios de Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo. Cidades como Jerônimo Monteiro, Rio Bananal e Barra de São Francisco também voltaram ao Mapa, ampliando a representatividade capixaba no cenário nacional.

Para integrar a edição 2025 do mapa, os novos municípios criaram Conselhos de Turismo, atualizaram planos, investiram em infraestrutura e capacitação e reforçaram a promoção de seus atrativos. O reconhecimento garante acesso a recursos federais e estaduais, maior visibilidade e fortalecimento da economia local.

A edição atualizada do Mapa do Turismo Brasileiro trouxe mudanças estratégicas para os municípios capixabas, alinhando o setor à Nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027.

O objetivo é tornar o turismo mais organizado, profissional e capaz de gerar desenvolvimento econômico, social e cultural em todas as 10 regiões turísticas, valorizando a identidade local e promovendo experiências autênticas aos visitantes.

“O Mapa do Turismo 2025 é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma o secretário de Turismo do Espírito Santo. “Com 74 municípios incluídos, conseguimos fortalecer o setor, valorizar a cultura local e criar oportunidades de investimento e emprego. Cada cidade tem a chance de mostrar suas potencialidades e contribuir para que o estado se consolide como referência nacional em turismo”, completa.

Apesar das mudanças na nomenclatura, a participação dos municípios no mapa e a destinação de verbas federais se mantêm da mesma forma. Outra novidade é o aumento no número mínimo de empreendimentos cadastrados no Cadastur, que passou de três para cinco. A exigência reforça a profissionalização e a qualidade dos serviços, além de incentivar a formalização e a qualificação de profissionais do setor.

A classificação na categoria mais alta do Mapa do Turismo foi comemorada por algumas cidades. “A certificação de Cariacica como Município Turístico é uma conquista estratégica. Ela permite que o município acesse recursos federais e estaduais voltados para o setor, participe de programas, projetos e capacitações e fortaleça sua posição no cenário turístico nacional.

Lúcia Dornelas comemora a alta na certificação de Cariacica – Foto: Claudio Postay/ Prefeitura de Cariacica

Além disso, é um reconhecimento do trabalho sério e comprometido da gestão pública”, disse a secretária de Cultura e Turismo de Cariacica, Lúcia Dornelas.

“Esse reconhecimento é fruto de um trabalho sério, realizado em parceria com o trade turístico e diversas secretarias. Vitória é uma cidade com belezas naturais, infraestrutura de qualidade e vocação para receber bem. Estar entre os principais destinos do país é motivo de muito orgulho e nos impulsiona a seguir investindo cada vez mais no turismo”, comentou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Marcus Gregório.

Victor lembra que o Mapa tem validade anual, mas pode ser atualizado a qualquer momento. Municípios que ainda não foram incluídos podem se preparar para futuras edições, cumprindo os critérios exigidos. A Gerência de Gestão do Turismo oferece suporte completo às prefeituras pelo telefone (27) 3636-8010 ou pelo e-mail gestur@turismo.es.gov.br.

Regionalização Turística do Espírito Santo

Brasil, Sudeste e Espírito Santo – 2º trimestre de 2025

Use the column header buttons to sort columns by ascending or descending orderCurrently not sorted

Região TurísticaMunicípios TurísticosOferta ComplementarApoio ao TurismoTotal
1. Doce MorenaPinheirosMontanha, Ponto Belo, Pedro Canário e Mucurici5.00
2. Verde e das ÁguasAracruz e LinharesSão Mateus, Sooretama, Jaguaré e Conceição da BarraRio Bananal7.00
3. Caminhos do Café, Pedras e CachoeirasB. de São Francisco, Nova Venécia, Vila Pavão, Ecoporanga e São Gabriel da PalhaBoa Esperança6.00
4. Doce Pontões CapixabasColatinaMarilândia, Águia Branca, Gov. Lindenberg, Mantenópolis, São Domingos do Norte, Pancas e Baixo Guandu8.00
5. Região dos ImigrantesSanta TeresaIbiraçu, São Roque do Canaã, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Santa Leopoldina e Itarana8.00
6. MetropolitanaVila Velha, Cariacica, Vitória, Serra e GuarapariViana e Fundão7.00
7. Montanhas CapixabasVenda Nova do ImigranteBrejetuba, Vargem Alta, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio, Castelo, Domingos Martins, Alfredo Chaves, Laranja da Terra e Marechal Floriano10.00
8. Costa e ImigraçãoAnchieta, Marataízes e ItapemirimIconha, Rio Novo do Sul e Piúma6.00
9. Caparaó CapixabaIbatibaGuaçuí, Ibitirama, Alegre, Divino de São Lourenço, Irupi, Muniz Freire, Iúna, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Jerônimo Monteiro e Bom Jesus do Norte12.00
10. Sul Capixaba dos Vales e CaféCachoeiro de ItapemirimMimoso do Sul, Apiacá, Muqui e Atílio Vivácqua5.00

FONTE: ES BRASIL