Temperatura alta favorece infestação de pulgas e carrapatos em cães

Já as pulgas, por sua vez, também oferecem riscos à saúde dos cães, podendo

- Camilo Fierro/Unsplash

O período atual é marcado por altas temperaturas e chuvas, condições ideais que favorecem a proliferação de pulgas e carrapatos, parasitas externos que impactam diretamente a saúde e o bem-estar dos cães e podem transmitir doenças ameaçadoras.

“Na verdade, o tutor deve estar atento a esses parasitas durante todo o ano. No entanto, o aumento das temperaturas e a maior frequência de chuvas criam condições ideais para sua proliferação, exigindo ainda mais cuidado nesse período”, lembra a médica-veterinária Patricia Guimarães, coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.

O carrapato, por exemplo, é responsável pela transmissão da Ehrlichia canis, a bactéria causadora da erliquiose canina – uma doença grave que pode provocar febre, apatia, vômitos, perda de apetite e sangramentos nasais. Já as pulgas, por sua vez, também oferecem riscos à saúde dos cães, podendo transmitir vermes e outras doenças, além de causar coceira intensa, alergias e irritação na pele. 

Entre as diversas formas de proteger os cães contra pulgas e carrapatos, as coleiras antiparasitárias se destacam pela praticidade e longa duração. Frontmax® Coleira, produto desenvolvido pela Vetoquinol, protege os cães por até 8 meses, ajudando a prevenir infestações por pulgas e carrapatos – os grandes vilões do verão. Cães de todos os portes devem ser protegidos.

Frontmax® Coleira é resistente à água, sendo uma opção prática e segura, que contribui diretamente para o bem-estar e o conforto dos cães, e para a tranquilidade dos tutores em todas as estações”, explica a médica-veterinária.

O produto também oferece ação contra o mosquito transmissor da leishmaniose canina (Lutzomyia longipalpis), reduzindo o risco de picadas e contribuindo para a prevenção dessa zoonose que pode afetar tanto cães quanto seres humanos.

“A partir dos 12 meses de idade, todos os cães já podem utilizar Frontmax® Coleira e contar com sua ação carrapaticida, pulicida e inseticida, bem como atividade repelente de longa duração. Basta escolher o tamanho correspondente ao peso do animal”, completa Patricia. Frontmax® Coleira faz parte do portfólio de soluções da Vetoquinol Saúde Animal, reforçando o compromisso da marca com a proteção e o bem-estar dos pets e da comunidade.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.