
Internada desde 19 de novembro, a paciente Rosângela Francisca dos Santos, de 57 anos, não imaginava que o sonho de se casar poderia se concretizar dentro de um hospital. Com uma lesão no pé causada por complicações da Diabetes Mellitus, ela precisou adiar a cerimônia marcada para 3 de dezembro, no cartório de Jacaraípe, na Serra.
O desabafo emocionado da paciente à psicóloga da unidade motivou a equipe do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves a buscar uma solução. Em parceria com o noivo, Jivaldo Ribeiro de Lemos Cares, e o Cartório de Carapina, o casamento civil foi realizado dentro da unidade, completado por vestido, buquê e bênção, sem que a noiva soubesse da surpresa.
“Foi um momento de emoção para todos. Conseguimos transformar a frustração da internação em celebração”, comentou Fabiana Colares, gerente do setor de Acolhimento ao Cliente.
Fé e celebrações também na UTIN
A semana também marcou outro evento importante no hospital. Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), os gêmeos Pedro e Miguel foram batizados no dia 26 de novembro, um dia após o nascimento prematuro, com 30 semanas de gestação.
Os pais, Maria Madalena e Jivaldo Souza Silva, católicos praticantes, solicitaram a cerimônia durante a internação. O pároco João Luís Caçandre, da paróquia de Paraju, em Domingos Martins, foi até o hospital para realizar o sacramento.
“Meus meninos completaram sete dias de vida. Não quero nem pensar no que poderia ter acontecido. Tenho certeza de que anjos estão cuidando deles”, disse Maria Madalena, emocionada.
Com essas ações, o Hospital Dr. Jayme Santos Neves mostra que é possível conciliar tratamento médico e momentos significativos da vida dos pacientes, reforçando o papel da equipe no cuidado emocional e na humanização do atendimento.
FONTE: ES 360
