Conilon impulsiona cooperação entre Espírito Santo e China

Conilon orienta agendas entre autoridades chinesas e capixabas durante a feira de negócios, reforçando o potencial produtivo de Jaguaré e outras oportunidades

- Para os chineses, o café conilon de Jaguaré deve ser mais vendido pela internet. Foto: Incaper/Seag

Por Amanda Amaral 

Representantes do consulado da China estiveram no Espírito Santo na quinta-feira (27) para articulação e troca de informações com empresários se representantes do poder público. A visita tem como objetivo futuras cooperações.

Um dos encontros aconteceu na Feira Internacional do Café Conilon (FICC), com o cônsul-geral adjunto Wang Haitao, o cônsul comercial Jorge Zhou You e a vice-cônsul Inês Wang Zhiyi, que foram recebidos pelo prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra. A articulação do encontro contou com o apoio do presidente da Câmara do Comércio Brasil-China no Espírito Santo, Carlos Eiras.

Para o consulado, há possibilidade de cooperação futura, entre elas, a construção conjunta de um projeto de intercâmbio entre a China e o município capixaba – que produz, atualmente, 1 milhão de sacas por ano. Além disso, o Espírito Santo é o maior produto de conilon do Brasil e o segundo maior produtor de café do país.

Em agosto de 2025 a China habilitou 183 empresas brasileiras para exportar café para o Brasil. Segundo dados do sistema Agrostat, em 2024 a China importou 55,940 mil toneladas de café brasileiro, gerando uma receita de aproximadamente US$ 216,3 milhões.

Outra possibilidade levantada por Wang Haitão é a apresentação de tecnologias produzidas na China visando a adequar a produção do conilon de Jaguaré as exigências do mercado chinês. Outra sugestão é o estímulo por parte da prefeitura da promoção dos cafés na internet.

“Esse encontro é muito importante. Vocês são o maior produtor no Espírito Santo e no Brasil. Vamos nos conhecer mais e, no futuro, seremos amigos de negócios”, afirmou Haitao. A Feira Internacional do Café Conilon (FICC) reúne cerca de 80 expositores no Parque de Exposições Alfeu Sossai e acontece até sábado (29).

Dados estatísticos
A comitiva do Consulado da China também visitou o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), na quarta-feira, (26). O diretor-geral da entidade, Pablo Lira, apresentou um panorama atualizado sobre o Espírito Santo. Lira também apresentou o trabalho desenvolvido pelo Instituto nas áreas de estudos territoriais, socioeconômicos, estratégicos e de avaliação de políticas públicas.

Conilon impulsiona cooperação entre Espírito Santo e China
Comitiva da delegação chinesa no IJSN. Foto: Divulgação
A comitiva chinesa demonstrou interesse nas análises produzidas pelo Instituto e nas oportunidades de cooperações entre o Espírito Santo e a China. “Agradeço muito pelo entusiasmo e atenção do senhor Lira, já temos muitos conhecimentos sobre o vosso estado, o Espírito Santo com todas as informações prestadas pelo senhor, e vamos ter mais cooperações com o vosso estado, tenho certeza”, pontuou o Cônsul-Geral Adjunto, Sr. Wang Haitao.

Para o IJSN, o encontro reforçou o compromisso em ampliar o diálogo institucional e contribuir para o fortalecimento das relações internacionais do Espírito Santo, por meio do compartilhamento de dados de qualidade e da promoção de parcerias estratégicas.

Serviço:
Evento: primeira Feira Internacional do Café Conilon (FICC)
Data: Até sábado (29), exposição das 10 às 21 horas, praça de alimentação das 10 às 00h00.
Local: Parque de Exposições Alfeu Sossai, Jaguaré.
Entrada gratuita.

Para se inscrever, clique aqui.

FONTE: ES BRASIL