
A semana começou com chuva forte e três alertas simultâneos do Inmet que colocam 78 municípios do Espírito Santo em atenção para tempestades, ventos costeiros e chuvas intensas até quarta-feira (26).
O alerta mais grave é o de tempestade, de nível laranja, válido para 32 municípios. O aviso começou às 9h desta segunda (24) e segue até as 10h de terça (25). A previsão indica chuva entre 30 e 60 mm por hora, podendo chegar a 100 mm por dia. Há também risco de ventos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
Ventos costeiros avançam sobre o litoral capixaba
O segundo alerta laranja, desta vez para ventos costeiros, provoca preocupação no litoral. O aviso vale para 17 municípios e começa às 8h de terça (25), com término às 10h de quarta (26). Segundo o Inmet, haverá intensificação dos ventos sobre a faixa litorânea, o que pode deslocar dunas de areia e afetar estruturas próximas à orla. A maré também tende a ficar mais agitada.
Municípios em alerta
Anchieta
Aracruz
Cariacica
Fundão
Guarapari
Iconha
Itapemirim
Linhares
Marataízes
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Serra
Viana
Vila Velha
Vitória
Chuvas intensas cobrem 54 municípios
O terceiro alerta, de nível amarelo, atinge o maior número de cidades: 54 municípios. Ele teve início às 9h10 desta segunda (24) e permanece até as 10h de terça (25). A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h e até 50 mm em 24 horas, com ventos entre 40 e 60 km/h. Embora o grau de severidade seja menor, o risco é considerado potencial, principalmente em áreas vulneráveis.
Municípios em alerta
Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Aracruz
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Brejetuba
Cariacica
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Itaguaçu
Itarana
Jaguaré
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marechal Floriano
Marilândia
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
Vitória
Litoral do ES deve ter os maiores acumulados da Região Sudeste
Além dos alertas do Inmet, a Climatempo destaca que a chuva deve persistir ao longo desta segunda (24) e manter a terça-feira (25) sob atenção. O litoral norte do Rio de Janeiro e todo o litoral capixaba podem registrar os maiores volumes de chuva do Sudeste.
A previsão também indica pancadas moderadas a fortes em áreas do Paraná e de São Paulo. Por outro lado, o litoral de Santa Catarina deve sentir diminuição das instabilidades a partir de terça-feira (25).
Municípios em alerta
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Instabilidades no Sudeste intensificam os temporais
A formação de um sistema de baixa pressão próximo à costa do Rio e de São Paulo intensifica as áreas de instabilidade. Com isso, as pancadas de chuva avançam desde cedo pelo litoral paulista, pela divisa com Minas Gerais e por trechos do Espírito Santo. Ao longo do dia, a precipitação ganha força no ES, no norte mineiro e no Rio de Janeiro. No interior paulista e no Triângulo Mineiro, a chuva deve ser fraca a moderada. Já o oeste de São Paulo permanece com tempo firme e temperaturas elevadas.
A terça-feira (25) será marcada por instabilidade em todas as regiões do Espírito Santo, segundo previsão do Incaper. O sol chega a aparecer entre nuvens, mas a tendência é de chuva ao longo do dia em todo o Estado. Na metade sul, as pancadas podem vir acompanhadas de trovoadas, enquanto as temperaturas apresentam leve elevação. Na Grande Vitória, o dia terá muitas nuvens e chuva em alguns momentos, com mínima de 21°C e máxima de 31°C. No Sul, as pancadas com trovoadas devem ocorrer principalmente à tarde, com temperaturas entre 17°C e 31°C. A Região Serrana também pode registrar pancadas à tarde, com mínimas de 16°C e máximas de 27°C. No Norte, a chuva ocorre em alguns períodos, variando de 19°C a 28°C. No Noroeste, o cenário é semelhante, com chuva alternada e temperaturas de 18°C a 30°C.
Na quarta-feira (26), a instabilidade diminui, mas não se dissipa totalmente. A metade sul ainda terá chuva no início do dia, seguida por aberturas de nuvens durante a tarde. Já o norte capixaba continua com muitas nuvens e possibilidade de chuva rápida ao longo do dia. Na Grande Vitória, a quarta começa com chuva e apresenta aberturas ao longo do dia, com temperaturas entre 21°C e 31°C. No Sul, a chuva ocorre apenas pela manhã, com variação de 16°C a 31°C. A Região Serrana também registra chuva matinal, com mínimas de 16°C e máximas de 28°C. No Norte, o dia segue nublado, com chuva em alguns momentos e temperaturas de 20°C a 30°C. No Noroeste, o céu permanece carregado, com chuva ocasional e marcas entre 23°C e 31°C.
FONTE: ES 360
