O negro bem-sucedido tem preconceito de mulheres negras?

Muitos homens negros que ascendem financeiramente optam por se relacionar com mulheres brancas e loiras, e essa escolha revela tensões ligadas à identidade racial, ao desejo e ao status social.

Por que muitos homens negros que ascendem financeiramente escolhem se relacionar com mulheres brancas e loiras? Essa pergunta, incômoda e recorrente, revela tensões profundas entre identidade racial, desejo e status social. Não se trata de julgar escolhas individuais, mas de entender o que elas dizem sobre a sociedade em que vivemos — e sobre os reflexos que ela imprime na subjetividade negra.

O negro pobre, ao conquistar riqueza — muitas vezes por meio do esporte ou da música — não apenas muda de classe social. Ele entra em um espaço historicamente reservado à branquitude. E, nesse novo território, os símbolos de sucesso são claros: carros de luxo, roupas de grife, mansões em bairros nobres…e, frequentemente, uma companheira branca, loira e bela.

Essa escolha não é aleatória. É sintomática. A imagem da mulher branca, sobretudo a loira, foi construída como símbolo máximo de beleza e prestígio em sociedades colonizadas e racializadas. Ao lado dela, o homem negro bem-sucedido sente que finalmente “chegou lá”. É como se dissesse: “Agora sou aceito.” Agora eu posso.” “Agora sou desejado”.

Desde cedo o negro é bombardeado por imagens que exaltam a branquitude e silenciam ou estigmatizam a negritude. A mulher negra, na sociedade considerada branca, é muitas vezes retratada como forte, batalhadora — mas raramente como objeto de amor, beleza ou desejo. Isso pode afetar a autoestima e a percepção de valor do negro? Quando se preserva valores, independentemente de cor ou posição, esses predicados são levados para a vida.

Considero o preconceito (racial) um fato da natureza humana: uns possuem menos, outros possuem mais. Mas todos têm algum resquício de preconceito. Ou seja, o preconceito está arraigado no caráter do indivíduo, inclusive dos negros.  

Quando o negro bem-sucedido financeiramente, em pleno século XXI, escolhe ou aceita se relacionar com uma mulher branca, loira e bela, ele conscientemente não está preocupado com problemas raciais, mas apenas querendo se impor por sua situação. É como dizer: “Eu tenho money. “Eu escolho e se elas aceitam, estamos aí”.