A Descalços Cia de Artes, dirigida por Maytê Hensso, completa seus 10 anos com a apresentação da obra “Para Rosas e Tridentes” no Festival Pulso Urbano, na cidade de Córdoba – Argentina, no período de 28 a 30 de novembro de 2025. A realização se dá em parceria, co-idealização e produção com a ORBE, das produtoras Fernanda de Lima e Val Francisca.
A obra, que na sua estreia, em 2024, marcou o Festival de Verão Sônia Cabral com casa lotada, é um espetáculo que une, na cena, as artes do corpo de forma dialógica e poética, com percepções e práticas contemporâneas do movimento. Seu argumento cerne é a transposição das vivências de terreiro, no que tange a mística e mítica de Exús e Pombogiras, para colocar em cena o feitiço do corpo contemporâneo das ruas.
É um convite para na cena artística o “Povo da Rua” tecer diálogos com essas corporeidades que se manifestam diariamente para dar vez e voz às suas identidades. É a cena contemporânea convocando o sagrado e o mundano, passado e presente, espíritos e matérias para comungar pensamentos dançantes.

A Descalços que se destaca por em sua existência estar sempre em busca em possibilitar visibilidade, no espaço cênico ou em posições de destaque, a corporeidades dissidentes, com foco em pessoas negras e trans, pode ser definida como um núcleo de artes integradas, que toma como cerne de suas ações a linguagem poética e plural das artes, enquanto potência dinâmica de ação corporal no espaço-tempo, capaz de promover novos modos de estar e operar em sociedade.