Black Friday é uma data de varejo que marca o início da temporada de compras de Natal com promoções significativas em lojas físicas e online. Acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que é a quarta quinta-feira de novembro, e se tornou um evento global.
Em 2025, a Black Friday acontece no próximo dia 28 e no Brasil já se tornou costume promover descontos e promoções com antecedência. Mas as pessoas que pretendem aproveitar essas ofertas, deve estar bem atentas para não cair em ciladas, que sempre aparecem para tentar enganar o consumidor.
De acordo com o coordenador executivo do Procon em Cachoeiro, Ricardo Fonseca, a melhor dica é aproveitar, sem dor de cabeça, as vantagens da Black Friday e pesquisar os preços. “O ideal é começar a realizar a pesquisa o quanto antes para, assim, saber diferenciar quando há realmente um desconto ou não”, explica.
Ricardo ressalta que essa prática é fundamental para identificar e evitar práticas abusivas como a chamada “metade do dobro do valor”, na qual as lojas elevam os preços para então, concederem o “desconto” de 50%.
Outras dicas
Para quem quer aproveitar as ofertas online, precisa prestar muita atenção aos anúncios, principalmente nos que aparecem cantores e artistas famosos. Sempre cheque diretamente no site da loja e nunca clique em links veiculados nas redes sociais.
Outra boa dica é realizar uma comparação de preços do mesmo produto em diferentes estabelecimentos. Essa consulta pode ser feita por conta própria, diretamente nos sites das lojas, ou com o auxílio de buscadores especializados, como por exemplo o BondFaro e o Buscapé.
Mas atenção! Essa estratégia funciona melhor para produtos que são os mesmos em qualquer loja, como eletrônicos e eletrodomésticos. Roupas, por exemplo, são mais difíceis de comparar, já que algumas vezes as lojas produz e comercializa modelos próprios, únicos ou diferentes.
É importante analisar, durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação. Antes de finalizar uma comprar, o ideal é fazer uma verificação do perfil do fornecedor junto a sites de reclamações – se não houver comentários, desconfie. Dê preferência a fornecedores que informam canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.
A última dica e talvez a mais importante: faça uma avaliação consigo mesmo se o produto, mesmo estando em promoção, realmente é necessária sua aquisição e principalmente, se cabe no seu orçamento. Evite comprar por impulso, uma vez que pode ocorrer um arrependimento posterior e assim, ter que pagar demais, ou pagar pouco por um produto ruim.
Conte sempre com o Procon!
Caso vivencie alguma situação que fere os seus direitos como consumidor, o Procon está sempre à disposição para orientar, receber denúncias e reclamações e buscar a melhor forma possível de resolver a demanda.
O funcionamento do órgão é de segunda a sexta, de 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. Quem tiver um tempo mais corrido, pode agendar seu atendimento previamente através do site: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/. Mais informações no telefone (28) 3199-1710.