SESI amplia ações educacionais e leva oficinas de robótica a Santa Leopoldina 

Iniciativa inaugura a atuação do projeto no município e reforça o compromisso do SESI ES com inovação na educação pública 

Por Yan Carlos Barbosa 

Os alunos da Escola de Tempo Integral do Tirol receberão, pela primeira vez, oficinas de robótica promovidas pelo SESI Espírito Santo, em uma parceria que consolida o compromisso da instituição com a oferta de práticas educativas inovadoras no Estado. A iniciativa inaugura a presença do projeto em Santa Leopoldina e amplia o apoio do SESI às redes municipais de ensino. 

O superintendente do SESI ES e diretor regional do SENAI ES, Geferson dos Santos, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a educação capixaba. 

“Nosso objetivo é ampliar o acesso a práticas educativas que estimulam inovação, criatividade e desenvolvimento integral dos estudantes. Levar a robótica para a escola de tempo integral do Tirol representa mais um passo na missão do SESI de apoiar redes municipais e contribuir para a formação de crianças e jovens preparados para os desafios do futuro”, afirmou 

O programa conta com oficinas que levam atividades práticas e dinâmicas ao ambiente escolar, estimulando criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas. Serão trabalhados quatro eixos temáticos: 

  • Maker Start Kids/Teens – Atividades práticas e criativas que unem diversão e desafios para crianças e jovens. 
     
  • Tecnologia e Robótica – Introdução à programação, montagem de robôs e criação de circuitos eletrônicos com kits Lego, plataformas de prototipagem eletrônica e ferramentas de fabricação digital. 
     
  • Matemática e Games – Aulas que demonstram como a matemática está presente no cotidiano, explorada de maneira lúdica. 
     
  • Ciências e Invenções – Experimentos e projetos que ajudam a compreender fenômenos científicos do dia a dia. 
     

De acordo com a coordenadora de Robótica da Rede SESI, Sheila Dias Ribeiro, Santa Leopoldina é o primeiro município do Espírito Santo a receber o projeto fora das unidades próprias da instituição. “O ensino será de acordo com o nível de aprendizado das crianças. Tudo foi preparado com muito carinho. Será um trabalho incrível, e Santa Leopoldina sai na frente”, destacou. 

O lançamento do projeto contou com a presença do prefeito da cidade Fernando Castro Rocha, do vice-prefeito Vavá Coutinho, da secretária municipal de Educação Edna Pedro da Silva, do vereador Flaviano Barcellos, além de professores, pais e alunos. Durante o evento, o prefeito ressaltou que a iniciativa busca estimular inovação, tecnologia e trabalho em equipe entre os estudantes da escola de tempo integral. 
 
“Nosso objetivo é incentivar o raciocínio e a busca de soluções para os desafios do dia a dia, preparando os estudantes para serem mais competitivos no futuro. A parceria com o SESI é fundamental, porque traz experiência e fortalece esse trabalho no município. Estamos muito felizes com essa ação”, afirmou prefeito de Santa Leopoldina.