Jaguaré sediará edição 2025 do Coffee Sustainable Weekend durante a Feira do Conilon

Evento reunirá debatedores de alto nível para discutir tendências do mercado de café sob a ótica da sustentabilidade

A sustentabilidade nunca teve tanto impacto sobre os negócios com café quanto nos últimos anos. Cada vez mais, consumidores no Brasil e no exterior estão atentos à origem do produto que consomem — buscando cafés produzidos em áreas livres de desmatamento, com respeito ao trabalho decente e à preservação dos recursos naturais. Essa nova consciência tem gerado valor: empresas estão dispostas a pagar mais por cafés com comprovação de origem sustentável.

Segundo Sandro Rodrigues, secretário-executivo do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) — entidade que representa os exportadores de café do Espírito Santo —, o mercado global leva muito a sério o comércio de cafés sustentáveis. “Nos últimos anos, todos os exportadores capixabas têm se engajado em programas de sustentabilidade, seja por meio de iniciativas próprias ou em parceria com certificações independentes“, afirma.

Ele cita exemplos concretos dessa transformação: “Em 2024, uma empresa associada ao CCCV movimentou cerca de 3 milhões de sacas de cafés de origens sustentáveis — um salto expressivo, já que essa categoria representava apenas 5% do volume de negócios da empresa há alguns anos e hoje já responde por 50%, com previsão de alcançar 70% em breve. Em geral há um forte incremento das compras, com um mercado já consolidado no Espírito Santo, isto quer dizer que cafés certificados com selos de sustentabilidade têm liquidez. E em todos os casos, há valorização: os prêmios pagos por saca são muito atrativos“, destaca Rodrigues.

Para debater o atual comportamento do mercado e as perspectivas futuras desse segmento estratégico do agronegócio, o Coffee Sustainable Weekend – Jaguaré 2025 reunirá, no dia 29 de novembro, em Jaguaré (ES), algumas das principais lideranças nacionais e internacionais do setor. Esta será a segunda edição do evento, que acontecerá dentro da estrutura da Feira Internacional do Café Conilon, esperada para atrair entre 10 mil e 15 mil produtores rurais.

Entre as empresas e instituições confirmadas estão OFI, Volcafé, Louis Dreyfus, COFCO, Nestlé, ES Gás e a Secretaria de Agricultura do Espírito Santo, entre outras referências da cafeicultura sustentável.

“A disseminação de práticas sustentáveis na produção e no comércio de café é fundamental não apenas para preservar os recursos naturais e garantir o abastecimento futuro de um mercado que movimenta bilhões de dólares, mas também para assegurar a qualidade de vida de milhões de famílias que vivem da cafeicultura. É um modelo que só faz sentido se todos ganharem — empresas, consumidores, trabalhadores e o planeta”, resume Sandro Rodrigues.

O conceito é traduzido no slogan do evento: “Cafeicultura Sustentável, Negócios Duradouros.” 

O Coffee Sustainable Weekend – Jaguaré 2025 é uma realização do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), entidade representativa dos comerciantes e exportadores de café do Espírito Santo, em parceria com a Feira Internacional do Café Conilon. O Coffee Sustainable Weekend já é uma marca consolidada e vai seguir percorrendo os principais municípios produtores de café do Espírito Santo levando mensagem e informação sobre sustentabilidade na cafeicultura.