
O décimo terceiro é um benefício garantido aos trabalhadores de carteira assinada, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mas os aposentados e pensionistas têm direito ao benefício?
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social recebem o 13º salário, incluindo os aposentados e pensionistas, além dos trabalhadores afastados por auxílio-doença ou licença-maternidade.
Porém, o INSS já pagou as duas parcelas previstas da gratificação de fim de ano. O governo antecipou as parcelas do décimo terceiro para esse grupo, a fim de que pudessem comprar remédios e facilitar as compras do mês.
Dessa forma, quem tem o benefício da aposentadoria ou pensão em 2025 recebeu o 13º entre abril e junho. Veja como foi o cronograma:
Primeira parcela
- Segurados que recebem até o piso salarial: entre 24 de abril e 8 de maio;
- Segurados que recebem acima do piso salarial: entre 2 e 8 de maio.
Segunda parcela
- Segurados que recebem até o piso salarial: entre 26 de maio e 6 de junho;
- Segurados que recebem acima do piso salarial: entre 2 e 6 de junho.
Como conferir o valor do 13° salário?
Os beneficiários do INSS conseguem conferir os valores a receber ou já enviados pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Será necessário realizar o login com CPF e senha. Em seguida, selecione a área “Extrato de Contribuição” e clique em baixar PDF para obter o documento.
Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para a atendente, de forma a evitar fraudes. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.
FONTE: INFOMONEY