Cachoeiro conscientiza sobre a proibição de celulares nas escolas

A Seme espera que a implementação da lei ocorra de forma tranquila e eficaz nas escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim anunciou que irá adotar uma abordagem de conscientização em relação à nova lei federal 15.100/2025, sancionada pela presidência da República, que proíbe o uso de celulares nas escolas. A medida, que visa limitar a distração dos alunos e promover um ambiente escolar mais focado, será implementada de maneira orientativa, com ênfase no diálogo entre escolas, famílias e estudantes.

Segundo a Secretaria de Educação de Cachoeiro, as unidades educacionais da rede municipal terão autonomia para decidir, juntamente com os familiares e alunos, as formas mais adequadas para o armazenamento e controle do uso dos dispositivos eletrônicos dentro das escolas. A secretaria reforça que a principal abordagem será de conscientização, com a colaboração das famílias para que os celulares sejam deixados em casa, e que não haverá aplicação de penalidades severas.

Em caso de uso inadequado dos celulares, a Seme esclareceu que não haverá punições, mas sim advertências, sempre com foco na conscientização e no diálogo.

“A nossa principal missão é educar para a convivência e o respeito às regras, e com a nova lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, nossa estratégia será de orientação e parceria com as famílias. Vamos trabalhar para que os alunos compreendam a importância de se manter focados nas atividades escolares, sem penalizar ninguém. O nosso objetivo é que a medida seja vista como uma oportunidade de reflexão sobre o uso saudável da tecnologia”, afirmou Celeida Chamão, secretária municipal de Educação.

Com esta abordagem, a Seme espera que a implementação da lei ocorra de forma tranquila e eficaz, respeitando as particularidades de cada comunidade escolar e promovendo um ambiente mais propício para o aprendizado.