
Movimentos sociais e entidades civis convocaram para quinta-feira (16), às 10h, um protesto contra a corrupção na Câmara da Serra, com concentração no antigo Fórum de Serra Sede. A manifestação ocorre após o afastamento de quatro vereadores — Saulinho da Academia e Teilton Valim (PDT), Cleber Serrinha (MDB) e Wellington Alemão (Rede) — acusados pelo MPES de negociar propina ligada a emendas no Projeto de Lei nº 69/2024.
Os organizadores — entre eles Juntos, Rede Emancipa, MES, PT e MPS — exigem: investigação interna, corte de salários e exoneração de afastados e assessores, renúncia do presidente William Miranda (União Brasil), além de auditoria cidadã nas contas da Câmara.
Suplentes chegaram a ser convocados, mas a posse foi suspensa pelo TJES, mantendo o impasse político. Paralelamente, tramitam ações sobre fraudes em contratos da Câmara, que podem ter desviado R$ 18 milhões, e uma investigação por suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.