
O Dia do Lixo Eletrônico, que será nesta terça-feira, 14, ganha destaque especial no Espírito Santo, coincidindo com a realização do maior evento de reciclagem e economia circular do estado, o Recicla Summit ES. O encontro, que será sediado na Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16, traz o tema “Reciclagem 360º: inovação, sustentabilidade e competitividade na nova economia circular” e abordará, entre diversas intervenções, a questão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. A entrada para o evento é gratuita.
Como parte das ações, serão disponibilizados ecopontos para o descarte correto de resíduos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores e notebooks, oferecendo à população a oportunidade de dar um destino adequado a esses materiais. Esta iniciativa destaca o descarte correto do lixo eletrônico, que contém substâncias tóxicas e, ao mesmo tempo, valiosas matérias-primas.
Marcos Fraga, CEO da EcoMAX Gestão de Resíduos Eletrônicos, responsável por levar os ecopontos ao Recicla Summit ES, enfatiza que o descarte correto do lixo eletrônico é de fundamental importância. “Estes resíduos, quando descartados de forma inadequada, podem contaminar o meio ambiente com metais pesados. Por outro lado, o descarte correto garante que materiais sejam recuperados e inseridos na cadeia produtiva, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos e impulsionando a economia circular”, explica.
O Recicla Summit ES, organizado pelo SimReciclo, tem como objetivo principal impulsionar a economia verde no estado, conectando produtores, recicladores e o mercado em geral. De acordo com Luiz Alberto Baptista, presidente do SimReciclo, o evento busca ser um catalisador de mudanças. “A reciclagem é uma pauta do presente e do futuro. Vamos abordar temas como o mercado de carbono, a inteligência artificial e as finanças verdes. É a oportunidade para os empresários capixabas se atualizarem sobre a nova economia circular, uma nova forma de desenvolver produtos e serviços, alinhada aos cuidados com o meio ambiente e processos como o da descarbonização”, destacou o presidente.
Apesar de o Espírito Santo já contar com 78 empresas dedicadas ao setor, fomentando o mercado local com um salário médio significativo, o presidente do SimReciclo ressalta que o Brasil ainda recicla apenas 8% do total de resíduos sólidos urbanos. Este número precisa crescer, conforme apontam estudos da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Painéis e palestrantes
O evento contará com nomes como Fabiano Duarte, do Instituto Brasileiro de Economia Circular, que mostrará como a economia circular pode impulsionar a reciclagem. Vitor Seravalli trará uma discussão sobre liderança com propósito. A “Reciclagem 4.0” será o foco de Vinícius Bernardi e Caio Scheidegger, que falarão sobre a transformação digital no setor, incluindo o uso de Inteligência Artificial.
Para o painel de finanças, Maria Haniya, da Bolsa de Valores Ambientais (BVRio), e Ezequiel Loureiro Nascimento, do BANDES, vão detalhar as oportunidades para as empresas no mercado de carbono e no acesso a financiamento sustentável. A programação ainda conta com Lygia Bellotti, que abordará a importância da comunicação para gerar valor compartilhado.
Serviço Recicla Summit ES
Dia 15/10 – quarta-feira
Das 8h às 17h
Dia 16/10 – quinta-feira
Das 8h às 18h
Auditório da FINDES, em Vitória
Entrada gratuita
Inscrições: https://jacredenciei.com.br/e/reciclasummit2025