
O Espírito Santo segue perdendo agências bancárias de norte a sul do Estado. Segundo o Sindicato dos Bancários, até o momento, seis agências da Caixa Econômica Federal já encerraram suas atividades em 2025, e outras quatro têm fechamento confirmado ainda neste mês. As mudanças fazem parte do processo de reestruturação das instituições financeiras no Estado, que tem afetado municípios da Grande Vitória e do interior.
Se minha agência fechar, o que eu faço?
De acordo com a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, o Código de Defesa do Consumidor determina que os serviços devem ser prestados de forma adequada, eficiente e contínua, sem causar prejuízos aos consumidores — especialmente àqueles que dependem do atendimento presencial.
Caso o cliente prefira o atendimento presencial e não haja mais agência disponível do seu banco na região, ele pode optar pela portabilidade, que permite transferir sua conta para outra instituição financeira de sua escolha, de forma gratuita e simples.
O que diz o Procon-ES
À reportagem do portal ES360, o Procon-ES informou que, em relação ao fechamento de agências bancárias no Espírito Santo, não existe norma que estabeleça um número mínimo de unidades em funcionamento.
Mesmo com a modernização digital, as instituições financeiras devem garantir um atendimento de qualidade, acessível e seguro a todos os consumidores, além de comunicar previamente qualquer alteração nos serviços e oferecer alternativas adequadas de atendimento.
O Procon-ES orienta que os consumidores prejudicados pela falta de atendimento bancário registrem reclamação junto ao Procon de sua cidade, para garantir orientação e defesa de seus direitos.
As reclamações podem ser registradas pessoalmente na sede do Procon-ES — mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br — ou por meio do Atendimento Eletrônico, disponível em procon.es.gov.br.
Quais agências bancárias já fecharam no Espírito Santo
Segundo o Sindicato dos Bancários, até o momento seis agências da Caixa Econômica Federal encerraram suas atividades em 2025, e outras quatro têm fechamento confirmado ainda neste mês. As mudanças fazem parte do processo de reestruturação das instituições financeiras no Estado, que afetam tanto a Grande Vitória quanto o interior.
Entre as unidades já desativadas estão a Hospital Metropolitano, na Serra; o Posto da Justiça Federal, em Cachoeiro de Itapemirim; o Posto de Atendimento de Campo Grande, em Cariacica; e as agências Vale, Bento Ferreira e Vitória Praia, todas na capital.
Quais agências ainda serão fechadas?
Quatro unidades da Caixa fecham em outubro, segundo o Sindicato dos Bancários. As próximas a encerrar o atendimento ao público são as agências Ibes e Praia da Costa, em Vila Velha; Vila Rubim, em Vitória; e Cricaré, em São Mateus. Todas funcionarão somente até o dia 17 de outubro.
De acordo com levantamento do sindicato, o Bradesco foi o banco que mais fechou agências neste ano — nove unidades. As cidades afetadas foram Laranja da Terra, Rio Bananal, Água Doce do Norte, Águia Branca, Iconha, Montanha, Glória, Guarapari e Goiabeiras, em Vitória.
O Itaú encerrou sete agências, enquanto o Santander reduziu sua rede com o fechamento de três unidades: Centro de Vitória, Jucutuquara e Barra de São Francisco.
FONTE:ES 360