imagem ilustrativa por IA -

Nada como uma pesquisa após a outra. Em setembro, o Instituto LEIA já apontava a liderança de Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador do Espírito Santo, na disputa pelo Palácio Anchieta.

Agora, nesta terça-feira (7), a CNN divulga pesquisa da Real Time Big Data que confirma o cenário: Lorenzo Pazolini (Republicanos), prefeito de Vitória, aparece empate técnico com o emedebista. Quando um instituto nacional crava esse resultado, é porque há mais do que parece à primeira vista.

Pazolini vinha liderando todas as pesquisas — regionais e nacionais — até julho. Foi a LEIA quem furou a bolha e apresentou Ricardo Ferraço pela primeira vez na dianteira. A Real Time apenas confirmou a tendência.

O crescimento do vice-governador é exponencial. Ele, que figurava entre 15% e 20% nas pesquisas anteriores, alcançou 28,09% na LEIA, o mesmo percentual dentro da margem de erro encontrado pela Real Time.

A divergência está no salto de Pazolini, que teria crescido cerca de 6 pontos percentuais, para alcançar o mesmo patamar de Ferraço, entre 30% e 31%. Mas não há como conter a verdade do retrato do momento.

Se a curva de ascensão de Ricardo continuar, a disputa poderá ser decidida já no primeiro turno, independentemente dos rearranjos partidários em curso.

Em abril, Ricardo Ferraço assume o governo com a caneta na mão e o poder de influência administrativa que isso representa. A tendência, portanto, é de um “esmagamento eleitoral” sobre os percentuais de Pazolini, cujo temperamento político imprevisível pode levá-lo, inclusive, a repensar a própria candidatura.

O que parecia fácil até junho, agora se tornou um campo minado e Ferraço chega com força de quem transformou expectativa em realidade.