
A secretaria municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares divulgou a relação de produtores classificados para a etapa final do 8º Concurso de Qualidade do Café Conilon – o Linhares Coffee.
A etapa de avaliação de amostras foi finalizada no último dia 30 de setembro, depois que os grãos foram testados por degustadores certificados. Vale lembrar que a degustação aconteceu às cegas, ou seja, os avaliadores receberam apenas a numeração das amostras.
Os grandes ganhadores do 8º Concurso de Qualidade do Café Conilon – Linhares Coffee serão conhecidos durante a premiação que acontecerá no dia 15 de outubro, no auditório do Sicoob Conexão, no bairro Conceição.
As premiações para os lotes vencedores:
1º colocado – 6 mil reais
2º colocado – 4 mil reais
3º colocado – 2 mil reais
Além de um prêmio de R$ 6 mil reais para a grande novidade deste ano, a Categoria Especial que será para a produtora Mulher com destaque na nota.
Os 10 primeiros produtores com melhor nota na Categoria Especial serão premiados com uma viagem para a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, com as despesas de transporte e hospedagem todas pagas, para. A Semana Internacional do Café é uma das maiores feiras do setor cafeeiro do Brasil.
Linhares se destaca entre um dos maiores produtores de conilon do Espírito Santo. O emprego de novas tecnologias, condições hídricas favoráveis e o melhoramento genético das lavouras contribuíram para esses resultados.
Rafael Breda Buffon, secretário municipal de Agricultura, falou sobre a evolução do Linhares Coffee. “O objetivo do programa Linhares Coffee é reforçar a credibilidade do conilon produzido em nosso município. Os agricultores têm buscado inovações para elevar os padrões de qualidade, e ano após ano observamos melhora nas notas sensoriais dos cafés. É uma evolução que beneficia toda a cadeia produtiva”.
O concurso é uma marca de confiança e qualidade para o café conilon produzido em Linhares. A lista dos classificados, em ordem alfabética, segue abaixo:
Categoria Especial
- Categoria Mulheres
- Andreia Pereira de Carvalho
- Danielle Torezani Carneiro Gallavotti
- Fernanda Monelli Assini
- Geniceia do Carmo Lopes Firme Ginelli
- Gerles Malanquini Sandrini
- José Maria Sandrini
- Luciano Sartorio Passamani
- Robson dos Reis Silva
- Welber Rosa Galavotti
- A Categoria Especial – Destaque Mulher – será conhecida a partir das finalistas listadas acima.
Destaque Grandes Lotes
- Luciano Sartorio Passamani
- Lúcio Passamani
- Robson Dos Reis Silva
Produção Estadual
A produção de café no Espírito Santo deve atingir 17,07 milhões de sacas em 2025, segundo o terceiro levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no mês de setembro. O resultado representa alta de 23,2% em relação a 2024, confirmando a força capixaba no setor.
O crescimento é puxado pelo café conilon, cuja produção está estimada em 13,8 milhões de sacas, o equivalente a 68,9% da safra nacional. Em comparação ao ciclo anterior, o conilon capixaba registra alta de 40,3%, com produtividade média de 53,5 sacas por hectare, sendo o melhor desempenho dos últimos anos.
FONTE: PREFEITURA DE LINHARES