
Robôs, criatividade e muito trabalho em equipe vão marcar a terceira edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica, que será realizado no próximo dia 11 de outubro, sábado, das 8h às 18h, no Sesi Jardim da Penha, em Vitória. O torneio, organizado em parceria pela ArcelorMittal, Sesi e Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo), é um desafio com abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A competição reunirá 140 estudantes, organizados em 24 equipes, para disputar em quatro categorias que envolvem inovação, design, programação e valores de equipe.
Neste ano, além das turmas do Sesi Jardim da Penha (16 equipes) e do Sesi Maruípe (4 equipes), a competição terá uma novidade: a participação de estudantes da EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire (4 equipes), do bairro Inhanguetá, ampliando o alcance da iniciativa.
O tema que orienta os trabalhos desta edição é desafiador e atual: “Como a indústria do aço pode contribuir para a construção de um mundo mais sustentável?”. A partir dessa proposta, os jovens terão de criar soluções para problemas reais e programar robôs na plataforma Open Roberta Lab para executar missões inspiradas em projetos de sustentabilidade da ArcelorMittal Unidade Tubarão, como a unidade de dessalinização e o Revsol, revestimento feito com coprodutos do processo produtivo do aço.
Categorias, avaliação e premiação
Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II serão avaliados em quatro categorias, todas com o mesmo peso: Projeto de Inovação (criação de uma solução nova ou aprimorada, com apresentação de até 5 minutos), Design do Robô, Desafio do Robô (partida de 3 minutos no mapa virtual) e Valores de Equipe (avaliação de trabalho em equipe, inclusão e respeito). Sete equipes serão premiadas com medalhas, incluindo os três melhores desempenhos gerais. A equipe de jurados é composta por professores do SESI e empregados da ArcelorMittal.
Assim como na edição anterior, os trabalhos contam com a mentoria de equipes de Robótica e F1 in Schools do SESI Jardim da Penha, que acompanharam os alunos ao longo da preparação, além do suporte técnico de professores e especialistas.
“O Desafio de Robótica representa o compromisso da ArcelorMittal em investir em inovação e em uma educação voltada para o futuro. Ao unir a metodologia STEAM com a robótica educacional, oferecemos aos jovens uma oportunidade única de aproximar o conhecimento da realidade da indústria. Essa parceria com o Sesi fortalece o aprendizado prático e estimula nos estudantes habilidades essenciais, como criatividade, colaboração e resolução de problemas”, afirma Bernardo Enne, gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Unidade Tubarão.

“Para o SESI, caminhar ao lado da ArcelorMittal neste desafio representa muito mais do que uma parceria, é a reafirmação do nosso propósito de oferecer uma Educação que inova, transforma e gera impacto real na vida de crianças e adolescentes. Ao aproximar nossos alunos do cotidiano da indústria, estimulamos competências fundamentais para o mercado de trabalho, como criatividade, colaboração e pensamento crítico. Além disso, despertamos neles o compromisso de construir soluções sustentáveis. É dessa forma que formamos cidadãos preparados para os desafios do mercado, do setor industrial e, sobretudo, para contribuir com um futuro melhor para toda a sociedade”, destaca Geferson Santos, superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai ES.
Preparação e treinamentos
Em maio, antes da competição, os estudantes participaram de monitorias e de visitas técnicas à ArcelorMittal Unidade Tubarão. Nessas ocasiões, conheceram de perto projetos que inspiraram o desenvolvimento de suas soluções, além de aprimorarem suas habilidades em programação e design de robôs. A visita guiada ao complexo da empresa foi fundamental para que as equipes pudessem conhecer problemas reais da indústria e desenvolverem seus Projetos de Inovação.
Serviço – 3ª edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica
Dia: 11 de outubro (sábado)
Local: Sesi Jardim da Penha (Rua Tupinambás, 240, Vitória – ES)
Horário: das 8h às 18h
Entrada franca e aberta ao público