Como será fevereiro no Espírito Santo?

A segunda-feira (3) começou com tempo firme em boa parte do Espírito Santo.

A segunda-feira (3) começou com tempo firme em boa parte do Espírito Santo. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a expectativa para a Grande Vitória é de sol entre nuvens e ausência de chuva. As temperaturas podem variar entre mínima 25 °C e máxima de 34 °C. 

De acordo com o instituto, uma chuva rápida atingiu o período da manhã, na região Norte e Nordeste do Estado, com abertura de nuvens no decorrer do dia. No Sul capixaba, na região do Caparaó, é esperado um aumento de nuvens com pancadas de chuva no período da tarde. Nas demais áreas, a expectativa também é de sol entre nuvens, sem previsão de chuva.

Nas áreas menos elevadas da região Sul o calor marca presença com temperatura máxima podendo chegar a marca dos 37 °C e mínima de 23 °C. Já nas altas a expectativa é de mínima de 19 °C e máxima de 32 °C. Também é esperado céu nublado e ausência chuva nas regiões Serrana e Noroeste, com máximas podendo chegar a 32 °C e 36 °C, respectivamente. 

O que esperar sobre o clima de fevereiro?

Sol entre nuvens
Foto: Canva

O mês de fevereiro será marcado por ondas de calor, ondas de frio e fortes chuvas em diferentes regiões do Brasil.  Conforme o Climatempo, o fenômeno La Niña continua ativo, facilitando a passagem das frentes frias do Sul para o Sudeste e também a formação dos corredores de umidade, e eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul, em áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste do país.

Segundo as informações, tais condições são muito semelhantes com as observadas em janeiro. No entanto, existe outro sistema que passa a ficar mais ativo em fevereiro e que também ajuda a aumentar a chuva sobre o Brasil, a chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), formada por bandas de nuvens carregadas, que atua no extremo norte do Brasil.

A ZCIT tende a trazer mais chuva para áreas do Norte do Brasil e toda a faixa entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte.

FONTE: Giulia Reis