Pista do Aeroporto de Cachoeiro ganha nova iluminação

Mais uma etapa concluída nas obras de modernização do Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, que devem ser concluídas até março de 2026

- Pista do Aeroporto de Cachoeiro com nova iluminação - Foto: Divulgação

Por Kikina Sessa

Com um investimento de R$ 76,5 milhões, financiado pelo governo estadual, o aeroporto Raimundo de Andrade, em Cachoeiro de Itapemirim, teve mais uma etapa das obras de melhorias estruturais e operacionais concluída: a iluminação da pista. 

Inaugurado em 1988, o terminal  passa por obras de ampliação e modernização para receber voos comerciais e aeronaves de maior porte. As obras, que começaram em janeiro de 2025, devem ser concluídas em março de 2026 e incluem a construção de um novo terminal de passageiros e a expansão da pista de pouso e decolagem. 

A expectativa é que, após a conclusão das obras, o espaço fortaleça a integração do município com outras regiões do Espírito Santo e do Brasil, impulsionando oportunidades econômicas e logísticas.

O projeto inclui a ampliação do número de posições de aeronaves de cinco para nove e a expansão da área do pátio. A pista de taxiamento também foi ampliada, passando de 750 para 825 metros quadrados. O novo terminal de passageiros terá mais que o dobro de área que o atual, garantindo maior conforto e capacidade para operações comerciais e privadas. O estacionamento também será ampliado de 16 para 40 vagas.

Além disso, as obras contemplam a modernização da pista de pouso e decolagem, a instalação de equipamentos de auxílios à navegação aérea, como balizamento luminoso, PAPI, biruta iluminada, sinalização vertical e farol de aeródromo. 

Cachoeirense, o vice-governador Ricardo Ferraço comemorou em seu perfil no Instagram a nova iluminação. “Congonhas, Santos Dumont, Confins, Vitória? Nada disso! É o aeroporto de #CachoeiroDeItapemirim. Noite desta segunda-feira com a nova iluminação da pista. As obras seguem e em breve teremos essa estrutura completamente remodelada para contribuir com o desenvolvimento de todo o Sul do Espírito Santo”, disse Ferraço. 

FONTE: ES BRASIL