Som na Sexta abraça o encanto das cordas em outubro no ES

Esta é a XVI edição do recital aberto e gratuito que acontece toda primeira sexta-feira do mês no Instituto Marlin Azul.

- Rafael Nunes - Camerata Porto

Um quarteto composto por violino, violão, violoncelo e viola emocionará quem participar da XVI edição do Som na Sexta. A atração da noite será a Camerata Porto Vix. O recital aberto e gratuito acontecerá na sexta-feira (03/10), às 18h, na sede do Instituto Marlin Azul, que funciona na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, Jardim da Penha (Vitória-ES).

A Camerata Porto Vix é integrada por Elton Reis Mancuzo (violino), Belquior Guerrero (violão), Rafael Nunes (viola) e Felipe De Luna (violoncelo). Criado em 2024, o quarteto dedica-se à interpretação de obras escritas para esta formação singular de cordas dedilhadas e friccionadas. O grupo reservou para a noite um conjunto de peças compostas por Julius Eichberg (1824-1893), Antônio Vivaldi (1678-1741) e Niccolò Paganini (1782-1840). A Camerata valoriza composições concebidas para essa formação instrumental, destacar sua riqueza tímbrica e expressiva e contribuir para a difusão de obras pouco presentes no contexto da música de câmara.

Quem integra a Camerata Porto Vix

Belquior Guerrero (violão)

Doutor e Mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá. Iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade e, desde então, tem atuado como solista, camerista e regente em diversos festivais e ciclos de concertos no Brasil e em Portugal. Recebeu o Prêmio de Mérito Acadêmico da Universidade de Aveiro, além de bolsa da CAPES para o doutorado. Atualmente, é Professor de Violão Erudito da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e Regente da Orquestra Experimental do Curso de Formação Musical da FAMES.

Elton Reis Mancuzo (violino)

Graduado em Violino pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), com licenciatura em Música e pós-graduação em Educação Musical. Participou de festivais e masterclasses com professores renomados e atuou por doze anos na Camerata SESI, onde também foi chefe de naipe e professor do projeto “Música Clássica nas Escolas”. Apresentou-se como solista em diferentes formações orquestrais e mantém intensa atividade como camerista. Atualmente, é violinista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, spalla da Camerata Porto Vix e diretor do Centro Musical ERM.

Felipe De Luna (violoncelo)

Violoncelista formado pela Faculdade Santa Marcelina São Paulo, realizou turnês nos Estados Unidos, Argentina, Itália e Alemanha. Apresentou-se com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo em projetos no Brasil e no exterior, sob regência de maestros como Vladimir Ashkenazy e Cláudio Cruz. Atuou em festivais de música de câmara e em grupos como o Quarteto Camburi, além de participar de produções artísticas no Brasil e na Europa. Atualmente, integra o naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

Rafael Nunes (viola)

Graduado em Música pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), foi integrante da Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Atuou como professor no Instituto Brasileiro de Música e Educação e no projeto Sinta o Som, conciliando prática pedagógica e performance. Atualmente, é violista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e membro da Camerata Porto Vix, com atuação voltada à música de câmara e ao repertório orquestral.

O que é o Som na Sexta

O projeto Som na Sexta – IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do desejo comum de promover encontros musicais informais, na primeira sexta-feira do mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais.

O objetivo é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa. A curadoria é do professor e violoncelista Daniel Enache.

Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta – IMA Musical recebeu intérpretes como os pianistas Gabriel Guerra, Cláudio Thompson, Adriel Natan, Beatriz Rocha, Regina Lengruber, Tayná Lorenção, Mirna Azevedo Costa, Fabrício Moreira, Fabiano Araújo e Patrícia de Souza; os cantores líricos Carlos Kelert, Luana Shaeffer e Lucimara Viana; o violoncelista Daniel Enache; os violinistas Karen Silva e Ismahel Carvalho e os violonistas Felipe Pessin Manzoli e Victor Polo, o alaudista José Eduardo Costa Silva, além de um grupo de intérpretes do Piano Performance (Adriel Natan, Ana Beatriz Melo, Beatriz Rocha, Regina Lengruber e Mirna Azevedo) e o Quinteto 5 Linhas.

Os recitais contemplaram obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Lycia De Biase Bidart, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Wolfgang Amadeus Mozart, Claude Debussy, Claúdio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback, Felipe Pessin Manzoli, Victor Polo, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, entre outros compositores.

Saiba mais sobre o Instituto Marlin Azul

        O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 26 anos de atividades, a instituição vem desenvolvendo, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. A entidade desenvolve os projetos Revelando os Brasis, Projeto Animação, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Para conhecer, acesse institutomarlinazul.org.br.

O que é a Pós-Graduação em Artes da Ufes

O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/Ufes) proporciona formação acadêmica ampla e profunda com o intuito de desenvolver capacidade de ensino e pesquisa no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes. Com sede em Vitória (ES), o programa oferece dois cursos: o de Mestrado em Artes desde 2006 e o curso de Doutorado em Artes desde 2024. Conta também com duas linhas de pesquisa: a linha de “Interartes e Novas Mídias” e a linha de “Teorias e Processos Artístico-Culturais”. O programa já formou 252 mestres e tem 61 alunos regularmente matriculados, sendo 35 no mestrado e 26 no doutorado.

SERVIÇO

SOM NA SEXTA – IMA MUSICAL

Entrada Gratuita

O que é: Som na Sexta é um projeto de extensão que promove encontros musicais com bate-papo do público com o intérprete sobre as peças e os compositores apresentados. A XVI edição apresentará a Camerata Porto Vix integrada por Belquior Guerrero (violão), Elton Reis Mancuzo (violino), Felipe De Luna (violoncelo) e Rafael Nunes (viola).

Quando: 03/10/2025

Horário: às 18h

Local: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória (ES) – CEP: 29.060-720 (Instituto Marlin Azul)