
Produtores rurais de Linhares participaram nesta semana para um curso de capacitação onde aprenderam as técnicas de produção do chocolate feito a partir da amêndoa beneficiada do cacau. Foram três dias de imersão numa iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Agricultura, em parceria com Sebrae e Fundagres Inovar.
O curso sobre o conceito “Bean to Bar” foi ministrado pela especialista em chocolate Luciana Monteiro, na Sala do Chocolate instalada no Ifes de Linhares, no bairro Aviso. Ela veio de Campinas (SP) para compartilhar técnicas sobre a seleção do cacau, torrefação, temperagem e moldagem.
“O Bean to Bar destaca a origem do cacau, reconhece os atributos sensoriais e o terroir de Linhares para a gente desenvolver um chocolate de qualidade”, afirmou Luciana Monteiro.
O cronograma do curso contemplou aulas teóricas e práticas, nas quais foram usadas as amêndoas trazidas por cada produtor participante. Françoise Burnier participou com o objetivo de fornecer amêndoas especiais para o mercado: “Como produtora rural quero entender essa demanda. O curso proporciona esse entendimento”, disse.
Erika Rangel acrescentou: “Quanto mais fazemos chocolate, mais surgem dúvidas. Não podia perder a chance de aprender com Luciana Monteiro. Além disso, sempre aprendo algo novo sobre equipamentos”.
A chefe da Divisão de Agricultura, Ariele Alves, celebrou o sucesso das aulas.
“O curso superou nossas expectativas. O conceito bean to bar se destaca como um diferencial competitivo fundamental para quem trabalha com cacau de qualidade, porque valoriza cada etapa, do grão à barra, garantindo sabor e procedência. E fico muito feliz em ver nossos produtores se envolvendo cada vez mais, participando, aprendendo. Assim vamos continuar elevando o padrão do nosso cacau”.
A secretaria municipal de Agricultura de Linhares em breve vai anunciar uma nova data para outro curso: Bean to Bar. As informações serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Linhares.
FONTE: PREFEITURA DE LINAHRES