
Por Ludmila Azevedo
A influência dos jesuítas na evangelização do território capixaba fez com que, especialmente em Guarapari, a população fosse muito devota a Sant’Ana, mãe da Virgem Maria. No coração de Guarapari, perto da igreja Matriz, um morador construiu uma gruta de pedra em devoção à santa em 1942. Devido a sua importância como patrimônio afetivo da cidade, a gruta foi restaurada em 1991.

Na parte exterior, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes chama atenção, enquanto o interior da gruta é decorado com um quadro de Sant’Ana e de Nossa Senhora Menina pintado pelo padre Antônio Nunes. Conhecida como “grutinha”, a famosa edificação fica na Ladeira Dom João Cavati, no Centro Histórico da cidade.

A primeira igreja da região, quando Guarapari não passava de uma aldeia, foi erguida em 1585 em homenagem a Sant’Ana. Em 1892, Meaípe recebeu uma capela, também em devoção à santa. Hoje, a grutinha fica aos cuidados da população local, que preserva a construção e cuida do jardim ao redor. Um recado pede que os visitantes respeitem o patrimônio e não joguem lixo ali.

Onde se hospedar
Pousada Reserva Setiba
O casarão fica localizado a 250 metros da Praia de Setiba, com suítes aconchegantes, redes nas varandas e decoração rústica em madeira.
Onde comer
Chalé Bar e Restaurante
Localizado na Praia do Morro, o bar tem churrasquinho com acompanhamentos e porções para todos os gostos, além de música ao vivo.
Como chegar
Saindo de Vitória, pegue a Rodovia do Sol e depois a Rodovia Jones dos Santos Neves. Vá pela Avenida Pedro Ramos até a Rua Henrique Coutinho, virando à direita em direção à Ladeira Dom João Cavati, no Centro Histórico do município, onde fica a gruta.
FONTE: ES BRASIL