Pesquisa aponta alto nível de desconfiança no Brasil sobre informações políticas

O cenário indica uma população desconfiada da informação que consome, o que pode ser propício para acirrar a polarização em uma sociedade na qual tem sido cada vez mais difícil sair da bolha, avaliam pesquisadoras

Um estudo conduzido pelo InternetLab e pela Rede Conhecimento Social analisou a percepção sobre desinformação em 19 países da América Latina. O Brasil se destaca por ter maior índice de desconfiança em relação a informações sobre eleições e política:

  • Eleições: 37% dos brasileiros acreditam que quase tudo divulgado é falso, acima da média regional de 30%.
  • Política em geral: 27% percebem que tudo é falso, contra 21% na média da América Latina.

O levantamento, feito com maiores de 16 anos com acesso à internet e redes sociais, também identificou que:

  • Checagem de informações: Muitos brasileiros tentam verificar o que recebem, mas frequentemente se apoiam em familiares, amigos ou em sua própria percepção, o que pode reforçar bolhas informacionais e a polarização.
  • Fontes confiáveis: O Brasil se destaca por confiar mais em amigos, família e no próprio usuário como fontes de informação política.
  • Regulação das plataformas: Cerca de 4 em cada 10 pessoas na região defendem algum tipo de regulação. Pessoas de esquerda tendem a apoiar totalmente a regulação, enquanto pessoas de direita veem riscos à liberdade de expressão. Indivíduos de centro são mais ponderados, com mais da metade apoiando alguma forma de regulação por lei.

A pesquisa alerta que, embora a checagem de informações seja positiva, sua execução nem sempre é eficaz e pode acentuar a polarização social, dificultando o diálogo entre diferentes grupos durante períodos eleitorais.