Como fazer a foto de Polaroid abraçando com IA pelo Gemini

Você pode personalizar a imagem ao alterar o prompt de acordo com as suas necessidades.

- Bruno De Blasi/Canaltech

Fotos instantâneas no estilo de câmeras Polaroid geradas com IA viralizaram nas redes sociais nesta semana. A tendência que reúne duas pessoas se abraçando vem de uma publicação recente do Google, que ensina a fazer a edição pelo Gemini com o Nano Banana — veja como criar a sua.

A seguir, confira:

  • Como criar imagens de Polaroid no Gemini
  • Como personalizar a foto instantânea
  • Posso gerar imagens com famosos?

Como fazer a foto de Polaroid no Gemini

Para montar a sua foto instantânea, faça o seguinte:

  1. Abra o Gemini (Web | Android | iOS);
  2. Anexe imagens das pessoas que vão participar da foto;
  3. Envie o seguinte comando: “Crie uma imagem no estilo de foto instantânea juntando as pessoas das imagens enviadas em uma única foto”;
  4. Aguarde o Gemini gerar a imagem;
  5. Salve e compartilhe nas redes sociais.
Como criar imagens de Polaroid no Gemini (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

Você pode personalizar a imagem ao alterar o prompt de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, ao enviar uma foto sua quando criança e outra mais recente, é possível usar o comando “Crie uma imagem no estilo de foto instantânea e faça a minha versão atual abraçar a minha versão do passado”.

Outra opção é enviar apenas uma imagem sua mais recente e pedir para criar uma versão mais jovem ou com idade mais avançada: “Imagine a minha versão de 60 anos abraçando a minha versão atual e crie uma imagem no estilo de foto instantânea”.

Os exemplos de prompt, cabe ressaltar, foram compartilhados pelo Google em seu perfil do Instagram.

Posso gerar imagens com famosos?

Depende. Se você deseja criar uma foto sua abraçando um ídolo, como um cantor favorito, ator que admira, entre outros casos, é importante ter permissão para fazer a edição com IA e, principalmente, publicá-las nas redes sociais.

Ao Canaltech, o advogado de tecnologia e inovação da V+Tech, Paulo Henrique Fernandes, pontua que o uso da imagem de uma pessoa sem consentimento pode gerar questionamentos jurídicos, especialmente em relação a figuras públicas.

“No caso de celebridades, existe certa flexibilização por serem pessoas de notoriedade, mas isso não significa autorização irrestrita: o direito de imagem continua protegido pela Constituição e pelo Código Civil. O problema maior surge se essas imagens forem usadas de forma ofensiva, comercial ou induzirem o público ao erro. Nesse caso, pode haver responsabilização”, explica.

A DPO (Data Protection Officer) do Viseu Advogados, Antonielle Freitas, destaca que a proteção de dados é outro fator que precisa ser considerado. Isto porque imagens identificáveis de pessoas são consideradas como “dados pessoais” pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a criação, edição, armazenamento e publicação dessas mídias requer consentimento.

Continua após a publicidade

Nesta seara, a LGPD não se aplica ao tratamento realizado por pessoa natural para fins exclusivamente pessoais e não econômicos. Porém, explica a advogada, essa exceção não vale quando a imagem é tornada pública, compartilhada fora do círculo íntimo ou processada por serviços de terceiros.

“Para figuras públicas (celebridades, políticos) há menor expectativa de privacidade quanto a atos públicos, mas o direito à imagem e à honra continua existindo; uso comercial sem autorização, ou representações que causem dano (difamação, exposição vexatória, falsa autoria de atos ilícitos etc.) seguem sendo passíveis de ação judicial”, destaca.

Procurado pela reportagem, o Google não retornou até o momento os questionamentos sobre o uso de imagens figuras públicas no Gemini. A matéria poderá ser atualizada.

FONTE: CANALTECH