Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u416472954/domains/folhadoes.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio nucleo-news foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u416472954/domains/folhadoes.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Espírito Santo passa a monitorar focos de incêndio 24 horas - FOLHA DO ES

Espírito Santo passa a monitorar focos de incêndio 24 horas

O VFogo é uma plataforma que integra e analisa informações de diversas fontes para o monitoramento de incêndios.

O Espírito Santo agora conta com monitoramento ininterrupto, e praticamente em tempo real, de incêndios em vegetação em todo o território capixaba. Por meio da plataforma VFogo, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) agora dispõem de capacidade técnica para detecção de focos de calor 24 horas por dia, com atualizações a cada dez minutos, e recursos para confirmar a ocorrência e constatar a severidade do incêndio.

A plataforma é desenvolvida pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que desde dezembro de 2024 presta serviços à Defesa Civil Estadual com o objetivo de aprimorar a capacidade de monitoramento meteorológico do Estado. O VFogo é uma plataforma que integra e analisa informações de diversas fontes para o monitoramento de incêndios.

O sistema começou a ser implantado em julho e já está funcionando de forma contínua. Quando um foco de incêndio é identificado, sua localização é imediatamente enviada à equipe de monitoramento, na Cepdec-ES, que repassa as informações ao Corpo de Bombeiros Militar para o combate. Desde o início da implementação, o VFogo já contribuiu para a atuação do Corpo de Bombeiros, identificando incêndios e viabilizando o combate rápido.

Incêndio florestal/Reprodução/UFPR

Além do acionamento de equipes de resposta, a Cepdec-ES compartilha as informações com os órgãos de fiscalização, para a aplicação das medidas necessárias em casos de queimadas irregulares. Dependendo da situação, a ação pode até ser enquadrada como crime ambiental.

“A Defesa Civil tem utilizado tecnologia para monitoramento, prevenção e gerenciamento de desastres, e o início da operação da Plataforma VFogo é mais um avanço viabilizado pelos investimentos do Governo do Estado. Com este recurso, cada foco poderá ser registrado, analisado e acompanhado, viabilizando uma resposta cada vez mais rápida e eficiente”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Benício Ferrari Júnior.

Como funciona?

A plataforma VFogo utiliza imagens de satélites, compilando dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do próprio Simepar e da Nasa, construindo camadas de informações com georreferenciamento. As imagens podem ser atualizadas a cada dez minutos, permitindo um monitoramento quase em tempo real.

O monitoramento ininterrupto também permite gerar índices de riscos de incêndio, analisando informações como temperatura, umidade do ar, precipitação, uso e cobertura do solo. O cruzamento das imagens de satélite e dos índices viabiliza gerar modelos de probabilidade para validar a ocorrência de incêndio em determinado local ou severidade de um incêndio a partir de um foco detectado.

Os dados obtidos pelo monitoramento vão possibilitar a compilação de estatísticas, como a frequência de focos de calor em séries temporais (diárias, mensais ou anuais) para áreas de interesse específicas.

FONTE: SIM NOTÍCIAS