Jovem promessa do jiu-jitsu capixaba disputa campeonato nacional

Aos 13 anos, o estudante Rodrigo Paulo Herbst Lima, morador de Ponto Alto e aluno do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ponto do Alto, já soma títulos importantes no jiu-jitsu e se prepara para mais um desafio de destaque

Aos 13 anos, o estudante Rodrigo Paulo Herbst Lima, morador de Ponto Alto e aluno do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ponto do Alto, já soma títulos importantes no jiu-jitsu e se prepara para mais um desafio de destaque. Neste sábado (13), ele disputa o BJJ Pró, em São Paulo, um dos campeonatos mais competitivos da modalidade.

Rodrigo compete na categoria Infanto Juvenil Pesadíssimo (acima de 65 kg) e ostenta a faixa laranja. Apesar da pouca idade, sua trajetória chama atenção pelo desempenho em campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais. Entre as conquistas, destacam-se os títulos nos OPEN Internacionais de Vitória e Rio de Janeiro, além da vitória recente na Copa Sicoob, realizada em 17 de agosto, quando foi campeão na categoria de peso, no GP e também no No Gi.

O início da carreira aconteceu quase por acaso. “Comecei a treinar através de uma palestra de um professor que apresentou o esporte na região. A princípio, a intenção era apenas melhorar a saúde física, mas logo me apaixonei pelo jiu-jitsu”, relembra o atleta, que já treina há quatro anos.

Para Rodrigo, o esporte representa um aprendizado. “É um estilo de vida baseado em foco, disciplina, dedicação e respeito. Mesmo nas competições mais difíceis, mantenho o objetivo de seguir no jiu-jitsu. Pretendo transformar essa paixão em carreira, se Deus quiser”, afirma.

O jovem atleta reconhece a importância da preparação física e da rotina de treinos intensos, além da disciplina alimentar necessária para se manter competitivo. Ele também faz questão de valorizar o apoio dos professores Agnaldo Góes, Romário Raul e Ramon Schunk, da equipe em que treina. “Eles sempre me incentivam e acreditam em mim. São ótimos professores”, diz.

O desempenho e a postura de Rodrigo também têm sido motivo de orgulho para a escola em que estuda. O diretor Marcelo Robert destaca: “Rodrigo é assíduo, muito educado e respeitoso com todos em nossa escola. É comprometido com os estudos e, em sua vida social, tem se destacado como um atleta de referência. Desejamos muito sucesso em seu projeto de vida”, disse.

Neste fim de semana, o tatame de São Paulo será palco de mais um desafio para o garoto de Ponto Alto. Agora, Rodrigo quer trazer na bagagem não só medalhas, mas também sonhos de quem acredita que o jiu-jitsu pode ser o caminho para transformar seu futuro.

FONTE: MONTANHAS CAPIXABAS