
Uma das organizações mais atuantes na promoção da cultura e cidadania no município de Viana, o Coletivo Cultura Bethânia vai agitar a cidade, entre 13 e 20 de setembro, com diversas atividades voltadas para os jovens da região.
A programação terá início no dia 13 de setembro, às 17h, na Praça de Nova Bethânia, com a realização do “ViaSlam 2.5”. A iniciativa consiste em uma série de batalhas de poesia falada, em que os jovens periféricos expressam sua realidade para debater pautas sociais, reivindicar direitos e combater toda forma de preconceitos.
O projeto foi selecionado pelo Edital 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
Criado nos Estados Unidos na década de 1980, o slam tem se disseminado no Brasil desde 2008, especialmente nos centros urbanos. Em Viana, a manifestação ganha força desde 2022, por meio das competições promovidas pelo Coletivo Cultura Bethânia.
O ViaSlam 2.5 será estruturado de modo a realizar três encontros de batalhas de poesia, de modo classificatório, e que acontecerão uma vez a cada mês durante um período de quatro meses. Os poetas que se destacarem nas competições vão se enfrentar em uma finalíssima, com direito a premiação para os três primeiros colocados.

Para o coordenador do Coletivo Cultura Bethânia, Ramon Matheus, o nome do projeto se propõe a conectar a cidade de Viana a este modo de fazer cultura. “‘A palavra Via’ significa as iniciais do nome da cidade, mas também se relaciona com a cultura slam enquanto espaço de construção de ‘vias’ de acessos, caminhos, trajetos, rotas e viabilização e difusão da cultura, principalmente aquelas construídas em territórios periféricos”, observa Ramon.
Cinecria
A programação prossegue no dia 19 de setembro, às 19h, com as sessões de cineclubismo do “CineCria – Mostra Infantil”, que tem como público-alvo crianças de 5 a 12 anos de idade. Ao todo, serão realizadas 16 sessões de cinema ao longo de oito meses, no bairro Campo Verde, com o objetivo de alcançar 30 crianças por exibição.
Por meio do CineCria, o Coletivo Cultura Bethânia realiza ações cineclubistas desde 2021 no município de Viana, cumprindo um papel fundamental na descentralização do acesso ao cinema. O projeto foi selecionado pelo Edital 14 – Difusão Audiovisual, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
A nova temporada do cineclube será focada na mostra de curtas, médias e longas-metragens infantis brasileiros que tenham como temática a construção e reflexões sociais, conforme destaca a coordenadora Drica Coelho. “Será uma mistura entre clássicos da obra cinematográfica brasileira e as novidades apresentadas pelo cinema nacional voltado para as crianças, para além de obras pouco distribuídas nos cinemas comerciais”, comenta Drica.
Na sessão de estreia será exibido o longa “Aventura na floresta encantada (Uma)”, dirigido por Mario Latini. Na trama, um grupo de crianças que passa férias numa fazenda se depara com uma bruxa que os abriga e conta histórias do folclore brasileiro, como as lendas de Uirapuru, da Iara e da Mandioca.
O projeto permite que as crianças tenham acesso a obras-primas do passado, como é o caso do longa “Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme” (1999), de Cao Hamburger, ao mesmo tempo em que trará obras mais recentes, a exemplo de “Lino – Uma aventura de sete vidas”, de Rafael Ribas, que estreou em 2017.
Juntamente com a exibição dos filmes, o CineCria também promoverá discussões e análises junto aos pequenos. “Será o momento de debater e dialogar com as crianças, observar suas impressões e compreensão da temática do filme, os assuntos abordados e as relações com seus cotidianos”, destaca Ramon Matheus.
Batalha do NB
Outra frente de atuação do Coletivo Cultura Bethânia é a Batalha do NB, como é chamada a batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro Nova Bethânia, em Viana.
A sexta temporada da roda cultural vai acontecer no dia 20 de setembro, às 19h, na Praça de Nova Bethânia, onde os encontros dos jovens da região acontecem desde 2020, quinzenalmente, aos domingos.
Selecionado pelo Edital 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), o projeto vai compreender 16 edições de batalhas de rima durante o período de oito meses, com limite de participação de 16 MCs por edição. As inscrições serão feitas de forma espontânea, de acordo com a ordem de chegada, como é tradicional nas rodas. Os vencedores de cada um dos confrontos receberão premiação em dinheiro e garantem vaga para a finalíssima da “Batalha do NB – 6ª Temporada”.
Para a coordenadora Drica Coelho, a sexta temporada da Batalha do NB visa à manutenção, preservação e continuidade das rodas de batalha de rima e freestyle da região. “Trata-se de um espaço de resistência cultural do hip hop na cidade de Viana, protagonizado por jovens, sobretudo pretos e periféricos, que acreditam no poder da arte como forma de transformação social e tem as rodas culturais de rima como uma forma de manifestar a realidade vivida no seu dia a dia”, define a coordenadora.