Com vagas no ES, Petrobras começa a convocar aprovados

Com previsão de expansão da produção e novos investimentos, convocação de profissionais selecionados em concurso de nível técnico será feita em sete Estados.

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (30), a contratação de 1.780 novos empregados ao longo de 2025, em um movimento de expansão de investimentos e produção. Os profissionais atuarão em sete estados, incluindo o Espírito Santo, onde parte das vagas será destinada para a cidade de Vitória.

Os novos contratados foram selecionados no processo seletivo Petrobras PSP 2023.2, voltado para cargos de nível técnico e com vagas no cadastro de reserva. As primeiras convocações começaram na última quarta-feira (29), e mais de 700 profissionais serão chamados ainda no primeiro semestre.

A maioria dos profissionais contratados será direcionada para os setores de Processos Industriais e Exploração e Produção. O processo seletivo conta com cotas de 20% para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras.

As vagas serão distribuídas entre diversos municípios das regiões Nordeste, Sul e Sudeste, incluindo:
Nordeste: Ipojuca (PE) e Recife (PE).
Sudeste: Betim (MG), Belo Horizonte (MG), Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Mauá (SP), Paulínia (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Sul: Araucária (PR), Canoas (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Esses 1.780 novos empregados se somam aos cerca de mil profissionais convocados em 2024, fortalecendo a equipe da estatal em um momento de retomada dos investimentos.

Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a chegada desses novos trabalhadores será essencial para o crescimento da empresa:

“A entrada de novos empregados na companhia é motivo de muita satisfação. Tenho certeza que esses convocados ao longo de 2025 serão fundamentais para novos projetos de investimentos que desenvolveremos nos próximos anos.”

A iniciativa faz parte do Plano de Negócios Petrobras 2025-2029, que prevê mais de US$ 111 bilhões em investimentos e a geração de 315 mil empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos, por meio de projetos voltados para exploração e produção, diversificação do parque industrial, transição energética e sustentabilidade.